Otimização do evento vendas na construção civil: uma aplicação da simulação de Monte Carlo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-08

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Com a expansão do mercado imobiliário, envolvendo um alto volume de investimento com altas taxas de juros. Faz-se necessário o controle, tanto dos custos quanto do planejamento das vendas. A simulação de vendas e a sua previsão são requisitos básicos para o planejamento. O setor de construção civil apresenta características específicas, como por exemplo, não raramente, um empreendimento pode ser totalmente comercializado antes da efetiva construção, porem o impacto no lucro pode ser prejudicado, haja vista o potencial futuro de valorização. Na presente pesquisa é apresentado um modelo de decisão de vendas que está fundamentado na teoria de gestão econômica aplicado à atividade de construção civil, em que há uma margem operacional e outra financeira. A partir destes conceitos, o objetivo da pesquisa foi entender o comportamento da taxa de juros, associada à margem financeira, em função da presença do fator de risco. Para isto, foi realizada uma simulação de Monte Carlo, no qual se buscou a estimação de uma taxa de juros que ao anular o efeito inflacionário, otimizasse o resultado evento vendas. Inicialmente, para a realização das regressões lineares através da simulação, foi necessária a conversão do modelo de decisão para um modelo matemático simplificado, contendo as variáveis específicas do setor imobiliário. Com base nos resultados da simulação, conclui-se que o modelo é robusto para cenários com baixo nível de risco, porém, é inconsistente em cenários com situação inversa com nível elevado de risco. Dessa forma, faz-se necessária a identificação de outras variáveis capazes de quantificar o risco e refletir o ambiente no contexto da construção civil.

Descrição

Palavras-chave

Construção civil, Vendas, Gestão econômica, Monte Carlo

Citação

ARAÚJO, Kleber Domingos de; SUZART, Janilson Antônio da Silva; PARISI, Cláudio. Otimização do evento vendas na construção civil: uma aplicação da simulação de Monte Carlo. In: CONGRESO DE COSTOS DEL MERCOSUR, 6., 2012, Montivideo. Anais... Montivideo: [ s.n.], 2012.