Análise da adequada evidenciação e divulgação das práticas contábeis aplicadas aos ativos imobilizados e intangíveis, por empresas localizadas em Goiás, sob a ótica das IFRS

Resumo

Em face da edição das Leis 11.638/07 e 11.941/09 várias mudanças ocorreram no cenário contábil em face das alterações promovidas na legislação societária brasileira, que culminou com a convergência das normas brasileiras ao padrão internacional (IFRS). A presente pesquisa teve como objetivo verificar o grau de atendimento das novas práticas contábeis aplicáveis aos ativos imobilizados e intangíveis, incluindo o arrendamento mercantil financeiro (leasing) e ao teste de recuperabilidade, relativamente aos aspectos de divulgação e evidenciação. Por meio de uma pesquisa descritiva e de análise documental, foram analisadas as demonstrações contábeis de 35 empresas que divulgaram seus demonstrativos de 2010, no período de janeiro a novembro de 2011 em jornais de grande circulação na cidade de Goiânia-GO. A pesquisa apontou que das 35 empresas analisadas 18 (51,42%) publicaram seus demonstrativos de forma inadequada. As análises efetuadas no imobilizado apontaram que poucas empresas atenderam aos quesitos apresentados e que as companhias de capital fechado se destacaram no cumprimento dos mesmos. Quanto ao ativo intangível e ao teste de recuperabilidade os índices de atendimento foram menores do que aqueles do imobilizado. Além disso, o resultado que mais surpreende, revela que das 18 empresas excluídas da análise 7 (38,89%) possuem seus demonstrativos auditados.

Descrição

Palavras-chave

Convergência contábil., Divulgação, Imobilizado, Intangível

Citação

MACHADO, Lúcio de Souza; FLORESTA, Murilo Santos; MACHADO, Michele Rilany Rodrigues. Análise da adequada evidenciação e divulgação das práticas contábeis aplicadas aos ativos imobilizados e intangíveis, por empresas localizadas em Goiás, sob a ótica das IFRS. In: SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO, 15., 2012, São Paulo. Anais...São Paulo, [s.n.], 2012. p. 1-16.