Evidenciação contábil em associações goianienses que publicaram suas demonstrações contábeis do exercício social de 2008

Resumo

O objetivo deste trabalho é levantar o nível de evidenciação contábil adotada pelas Associações Goianienses, de forma a verificar principalmente se estas entidades têm a prática da publicação das Demonstrações Contábeis, avaliando-se de forma qualitativa os dados inseridos nestas peças, exclusivamente relativas ao exercício social do ano de 2008. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a pesquisa Descritiva e Bibliográfica, utilizando-se da abordagem qualitativa no tratamento e avaliação dos dados. Dentre os achados da pesquisa, identificou-se que as Demonstrações Contábeis nas Associações Goianienses não estão sendo realizadas com base nas determinações das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas NBC T 3 do Conselho Federal de Contabilidade. Quanto à publicação das mesmas em jornais de grande circulação do Estado de Goiás, observou-se que nem todas o fazem. O número de Associações que publicaram suas Demonstrações Contábeis pode ser considerado muito baixo, sendo de apenas 5 (cinco) relativos ao exercício social de 2008. Este aspecto pode estar relacionado às seguintes causas: a Administração destas entidades não exterioriza a importância dos dados contábeis produzidos, por isso não publicam as demonstrações; não há obrigatoriedade de publicação; custo alto para se publicar as demonstrações contábeis; dentre outros que poderão ser avaliados em futuras pesquisas que contemplem uma série histórica maior.

Descrição

Palavras-chave

Evidenciação contábil, Associações sem fins lucrativos, Contabilidade

Citação

MACHADO, Lúcio de Souza; MACHADO, Michele Rilany Rodrigues. Evidenciação contábil em associações goianienses que publicaram suas demonstrações contábeis do exercício social de 2008. In: SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO, 13., 2010, São Paulo. Anais...[São Paulo: s.n.], 2010. p 1-13.