Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Eliany Alvarenga de-
dc.creatorViana, Caio Filgueiras-
dc.date.accessioned2014-11-14T19:56:10Z-
dc.date.available2014-11-14T19:56:10Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationVIANA, C. F. Busca e uso de informação no contexto escolar: estudo de comportamento informacional de estudantes da 2ª fase do ensino fundamental. 2010. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação) - Faculdade de Comunicação e Informação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4441-
dc.description.abstractThe information behavior is the subject of a multidisciplinary study involving activities of search, use and transfer of information, in which a person engages when identifying their own information needs. The research in the field of information behavior is intended to identify and discuss patterns of informational behavior in different fields of knowledge and involves concepts such as needs, search and use of information and factors that influence them, as well as more adequate methods to be applied in the research. Beginning with a review of concepts that relate to information behavior, several theoretical models of the subject are presented in this study, among them Brenda Dervin‟s, Tom Wilson‟s and Carol Kuhlthau‟s. Of these, the one chosen was that of Carol Kuhlthau as theoretical support for the intended task. With its constructivist concept it proved to be the best framework for implementing the work with second year students of the “Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco” in Goiânia, and most appropriate for understanding the phenomena that are associated with the process of seeking information about them, described by Kuhlthau in six stages: initiation, selection, exploration, formulation, data collection and presentation. The survey was characterized as an exploratory and descriptive study, with qualitative and quantitative touch. The sample consisted of 61% (sixty-one percent) of the estimated population of 119 second year students of the school of “Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco” in Goiânia, which is 73 students. Data were collected from the questionnaires, with open and closed questions, within the premise of the school during the month of September 2010. The results showed that most students experienced positive feelings during all stages of research, especially because of their familiarity with the subject matter and because the teacher made sure the objective of the work was clear from the beginning. Within this context, we sought to expand the study based on information behavior, making sure the library and the librarian were involved during the development of the research, and it was noted that this participation was small, highlighting the insignificant role that both played during the research process of the students.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Goiaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiaspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectBusca pela informaçãopt_BR
dc.subjectCarol Kuhlthaupt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectBibliotecário escolarpt_BR
dc.titleBusca e uso de informação no contexto escolar: estudo de comportamento informacional de estudantes da 2ª fase do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO comportamento informacional humano é objeto de estudo multidisciplinar envolvendo as atividades de busca, uso e transferência de informação, nas quais uma pessoa se engaja quando identifica as próprias necessidades de informação. As pesquisas na área de comportamento informacional visam identificar e discutir padrões de comportamento informacional nos diferentes campos do saber e envolvem conceitos tais como necessidades, busca e uso de informação bem como os fatores que os influenciam e os métodos mais adequados a serem aplicados nas pesquisas. Partindo de uma revisão dos conceitos que se relacionam ao comportamento informacional, neste estudo são apresentados e comparados vários modelos teóricos da área, dentre eles os de Brenda Dervin, Tom Wilson e Carol Kuhlthau. Destes, o escolhido foi o de Carol Kuhlthau como aporte teórico para a tarefa pretendida. Com sua concepção construtivista se mostrou o melhor referencial para execução do trabalho realizado com os estudantes da 2ª fase do Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco de Goiânia, e o mais apropriado para se compreender os fenômenos que se associam ao processo de busca de informação dos mesmos, descrito por Kuhlthau em seis etapas: iniciação, seleção, exploração, formulação, coleta de dados, e apresentação. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi constituída por 61% (sessenta e um por cento) da população estimada dos alunos da 2ª fase do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco de Goiânia, que é de 119 alunos, constituindo-se assim por 73 alunos. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários, com questões abertas e fechadas, nas dependências do Colégio, durante o mês de setembro de 2010. Os resultados obtidos demonstraram que a maior parte dos estudantes experimentaram sentimentos positivos durante todas as etapas do processo de pesquisa, principalmente pela familiaridade com o tema trabalhado e pelo fato do professor ter feito com que o objetivo do trabalho ficasse claro desde o inicio. Neste contexto, buscou-se ampliar o estudo com base no comportamento informacional, verificando-se a participação da biblioteca e do bibliotecário durante o desenvolvimento da pesquisa, e o que se observou foi que esta participação se deu de forma muito reduzida, evidenciando o papel pouco significativo de ambos na mediação do processo de pesquisa dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Fialho, Janaína Ferreira-
dc.contributor.referee1Araújo, Eliany Alvarenga de-
dc.publisher.departmentFaculdade de Informação e Comunicação - FICpt_BR
dc.publisher.courseBiblioteconomiapt_BR
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- BIB-2010-CAIO VIANA (2).pdfTCC - Biblioteconomia - Caio Filgueiras Viana1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir
TCC -BIB-2010-CAIO VIANA-RESUMO (2).pdfTCC - Biblioteconomia - Caio Filgueiras Viana - Resumo8,69 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.