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dc.creatorRêgo, Deuslene Teodoro-
dc.date.accessioned2013-06-11T12:02:37Z-
dc.date.available2013-06-11T12:02:37Z-
dc.date.issued2013-06-11-
dc.identifier.citationRÊGO, Deuslene Teodoro. Gênero e sexualidade na produção acadêmica da Educação Física nos anos 2011 a 2013. 2013. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)-Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/451-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar como estão as discussões sobre gênero e sexualidade no campo da produção acadêmica de Educação Física, mas precisamente nos trabalhos de dissertação e periódicos científicos no período de 2011 a 2012. Buscamos compreender, a partir destes trabalhos como estão sendo tratados estes temas nas aulas de Educação Física e quais os tipos de pesquisas que têm sido desenvolvidas e como os conceitos de gênero e de sexualidade têm sido abordados na produção acadêmica. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e análises dos dados qualitativas e quantitativas através da coleta de dados feita pela internet na consulta ao site da CAPES (www.capes.gov.br) com a abordagem materialista dialética que tem os programas de Pós- Graduação em Educação Física com mestrado que apresente linhas de pesquisa relacionada aos estudos sócio-pedagógicos da Educação Física escolar. Selecionar dissertações e os periódicos da Educação Física que contenham no título os termos gênero e/ou sexualidade. * O resultado da pesquisa realizada mostra que a categoria gênero é discutida em todos os seis trabalhos e a categoria sexualidade é citada em um trabalho. A Educação Física está inserida na categoria gênero e sexualidade, mas em campos de trabalhos diferentes. A conclusão apresenta que a categoria sexualidade é pouco discutida, comparada com a categoria gênero e essas categorias no âmbito escolar ainda não são debatidas/questionadas perante as situações que ocorrem nas relações de meninos e meninas em que há sempre a separação entre sexo nas aulas de Educação Física, tanto por parte dos/as alunos/os como também dos/as professores/as. É extremamente importante que os/as professores/as de Educação Física tenham conhecimento sobre as questões de gênero e sexualidade para serem trabalhadas na escola com o objetivo de reverter as desigualdades entre gênero e sexualidade evitando assim os conflitos causados pelas diferenças sexuais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleGênero e sexualidade na produção acadêmica da Educação Física nos anos 2011 a 2013pt_BR
Aparece nas coleções:FEFD - Monografias - Especialização

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