Relações de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física e a necessidade de formação continuada

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Data

2013-06-11

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Editor

Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este trabalho objetivou analisar se um curso de formação continuada que aborda as relações de gênero e de sexualidade em seu currículo contribui para a compreensão dessas temáticas e para seu trato pedagógico nas aulas de EF. Participaram da pesquisa 21 professore(a)s – estudantes da Pós Graduação em Educação Física Escolar da Universidade Federal de Goiás, sendo aplicados a todos questionários, e entrevista a 2 professore(a)s - estudantes que trabalhavam em escolas públicas das redes municipal (Goiânia) e estadual (Goiás). Como principais resultados destacam-se que: o contato com a discussão acadêmica de gênero e sexualidade, para a maioria do(a)s pesquisado(a)s, se deu pela primeira vez no curso de especialização e a falta de estudo desses temas na formação inicial dificulta a prática pedagógica; eles percebem, refletem e problematizam, com seus estudantes, sobre as diversas problemáticas que envolvem o gênero e sexualidade na escola; através dos conteúdos da Educação Física (EF), o(a)s professore(a)s compreendem ser possível atuar pedagogicamente e significativamente sobre os referidos temas; a principal contribuição da pós apontada foi o contato com leituras de autores da área da EF que pesquisam as temáticas, pois os sujeitos desconheciam que o campo acadêmico da EF produz sobre as mesmas; a formação continuada que apresentou um trato, mesmo que inicial, sobre as temáticas de gênero e sexualidade, como é o caso da pós graduação em Educação Física Escolar/UFG, foi compreendida como importante para a troca de experiências e para apreensão de conhecimentos relativos aos temas.

Descrição

Palavras-chave

Educação física, Formação continuada, Sexualidade e gênero

Citação

CABRAL. Dennia Pasquali e. Relações de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física e a necessidade de formação continuada. 2013. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)-Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.