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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Ana Lúcia Queiroz-
dc.creatorQueiroz, Érica dos Santos-
dc.creatorWeber, Juliane-
dc.creatorMunari, Denize Bouttelet-
dc.date.accessioned2013-07-02T18:11:15Z-
dc.date.available2013-07-02T18:11:15Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationBEZERRA, A. L. Q; QUEIROZ, E. dos S; WEBER, J; MUNARI, D. B. O processo de educação continuada na visão de enfermeiros de um hospital universitário. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, GO, v.14, n.3, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/12771>.pt_BR
dc.identifier.issne- 1518-1944-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/489-
dc.descriptionv.14,n.3,p.618-625,jul./set.2012.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar a opinião dos enfermeiros sobre a educação continuada da equipe de enfermagem em um hospital universitário. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória, desenvolvida em um hospital universitário com a participação de cinquenta enfermeiros. A coleta deu-se por meio de um instrumento autoaplicável e os dados foram apresentados percentualmente. Os resultados evidenciaram que: os enfermeiros acreditam na educação continuada e a maioria desenvolve essa atividade anualmente; as estratégias de ensino-aprendizagem predominantes são exposição dialogada e problematização de casos; os programas englobam habilidades técnicas e comportamentais e a avaliação é feita por meio de auditoria. Foram sugeridas melhorias na estrutura física, recursos didáticos, planejamento e motivação para maior adesão da equipe. Uma cultura de compartilhamento entre a equipe de enfermagem e instituição seria significativa para o avanço do processo de educação continuada na prática de qualquer modelo assistencial e aquisição de competências profissional e pessoal. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ The objective of this study was to analyze nurses’ opinions regarding continuing education in a university hospital. This descriptive, exploratory study was developed at a university hospital with fifty nurses participating. Data were collected using a self-administered questionnaire and were presented in percentages. Results showed that: nurses believe in continuing education and most engage in this activity annually; the predominant teaching-learning strategies are exposure dialogue and problem-solving case studies; the programs are comprised of technical and behavioral skills; and evaluation is performed through audits. The suggestions made included improving the available facilities, increasing educational resources, and planning and motivation to encourage greater participation of the team. A sharing culture between the nursing team and the institution would significantly improve the process of continuing education and the acquisition of professional and personal skills. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ Se objetivó analizar la opinión de los enfermeros sobre la capacitación permanente del equipo de enfermería de un hospital universitario. Investigación descriptiva, exploratoria, desarrollada en hospital universitario con participación de 50 enfermeros. Datos recolectados mediante instrumento autoaplicable, con información presentada en porcentajes. Los resultados demostraron que los enfermeros creen en la capacitación permanente, la mayoría desarrolla tal actividad en forma anual; las estrategias de enseñanza-aprendizaje predominantes son: exposición dialogada y problematización de casos; los programas engloban habilidades técnicas y comportamentales, y la evaluación se efectúa mediante auditoría. Fueron sugeridas mejoras de estructura física, recursos didácticos, planeamiento y motivación para mejorar la adhesión del equipo. Una cultura participativa entre el equipo de enfermería y la institución tendría valor significativo para el avance del proceso de capacitación permanente en la práctica de cualquier modelo asistencial y para la adquisición de competencias profesionales y personales.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrograma de Apoio às Publicações Periódicas Científicas (PROAPUPEC) da UFGpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMarcelo Medeirospt_BR
dc.subjectEducação Continuadapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de pessoalpt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleO processo de educação continuada na visão de enfermeiros de um hospital universitáriopt_BR
dc.title.alternativeThe process of continuing education from the perspective of nurses of a university hospitalpt_BR
dc.title.alternativeEl proceso de capacitación permanente en la visión de enfermeros de un hospital universitariopt_BR
dc.typeArticlept_BR
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