Índice de responsabilidade socioambiental de empresas brasileiras

Resumo

O conceito de responsabilidade social é um contributo para a criação de um índice apresentando o desempenho socioambiental das empresas, construído com base em informações disponíveis em seus balanços sociais, entre 2001 e 2008. O trabalho analisar se empresas com o indicar elevados em um determinado ano, também apresentam bom desempenho no ano seguinte. Houve uma evolução nos valores médios de gastos com pessoal, gastos com meio ambiente, número de portadores de deficiência física e empregados com mais de 45 anos? Foram coletados dados do balanço social de 349 empresas que atuam em diversos ramos de atividades. Um ranking entre o maior e menor resultado de um rol significativo de empresas foi apresentado com base nos seus resultados socioambientais. Conclui-se que existe uma correlação positiva no comportamento do índice dessas empresas. Aquelas com índices elevados em um ano apresentaram altos níveis no ano seguinte.

Descrição

Palavras-chave

Índice de responsabilidade social corporativa, Responsabilidade socioambiental, Balanços sociais, Desempenho social

Citação

FREIRE, Fátima de Souza; FONTANA, Vanessa Thaine; PEREIRA, Ednei Morais. Índice de responsabilidade socioambiental de empresas brasileiras. Revista de Contabilidade da UFBA, Salvador, v. 5, n. 2, p. 20-44, maio/ago. 2011.