Mestrado em Administração (FACE)
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Navegando Mestrado em Administração (FACE) por Por Orientador "Alves, Thiago"
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Item Teachers’ turnover in basic education in the municipal network of Goiânia(Universidade Federal de Goiás, 2022-12-23) Dorelis, Neal; Alves, Thiago; http://lattes.cnpq.br/7802091709644694; Alves, Thiago; Rosim, Daniela; Costa, Tatiane Bento daA rotatividade é um fenômeno generalizado nas empresas e também no sistema educacional onde atinge severamente as escolas e os professores. Com a presença deste fenômeno, as escolas enfrentam desafios na retenção dos professores que migram ou deixam as suas profissões. Quando isto acontece, por um lado, os professores estão em condições de instabilidade e abandonam prematuramente as suas escolas devido a necessidades e objetivos não satisfeitos; por outro lado, gera uma fuga de cérebros profissionais e falta de serviço imediato nas escolas que são obrigadas a recrutar novos professores de uma forma não planeada a fim de evitar impactos negativos na formação dos alunos. Cada vez que uma escola é afetada, tem repercussões diretas no seu funcionamento, em relação ao qual, este trabalho apresenta a rotatividade dos professores no sistema educativo básico público. O objetivo deste trabalho é examinar o fenómeno da rotação de professores nas escolas públicas do ensino básico que são geridas pelo governo local de Goiânia. A metodologia de análise é quantitativa baseada na técnica de estatística descritiva e regressão logística múltipla a fim de avaliar os preditores, e os dados utilizados são de fontes secundárias e vêm do banco de dados Censo Escolar/INEP do ano 2016 e 2017. Os resultados mostraram estatisticamente que a taxa de rotatividade de professores nas escolas da cidade de Goiânia foi de 28,51% (14,78% Migrações;13,73% Saíram); em seguida, o estudo mostrou que, no nível do departamento administrativo, as escolas públicas tinham uma taxa de 23,17% (14,19% Migrações; 8,97% Saíram) na rede municipal. Além disto, os resultados dos 3 modelos provaram que os preditores eram significativos e apresentaram o efeito esperado no fenômeno. Pois, estes eram professores de todas as cores e raças (p≤0,05); aqueles com idade entre 26-35 anos (p≤0,001), e acima de 56 anos (p≤0,05); aqueles com contrato permanente (p≤0,001); aqueles que tinham sido ligados a um grande número de escolas e redes escolares (p≤0,001); e aqueles que tinham trabalhado no CEMEI e na educação básica nos últimos anos (p≤0,001). Isto destaca que a rotação de professores tem um impacto significativo no contexto estudado. A contribuição científica do estudo se baseia na originalidade dos resultados dos professores que migraram e deixaram as escolas públicas da rede municipal de Goiânia. O estudo conclui que é importante que o Estado se encarregue deste fenômeno nas escolas através de uma política educacional inovadora para resolver este problema.Item Desigualdades de condições de oferta de ensino médio regular em Goiânia(Universidade Federal de Goiás, 2016-05-18) Nicacio, Patrícia Pereira da Silva; Alves, Thiago; http://lattes.cnpq.br/7802091709644694; Alves, Thiagp; Alves, Miriam Fábia; Tripodi, Maria do RosárioThis work aims to contribute within the study of inequalities in educational supply conditions, under the approach of the right to acquire education. The analysis focuses on the regular high school, since this educational stage hasn’t been contemplated in Brazilian researches that address educational inequality. The research objectives are to identify, highlight and analyze inequalities in regular high school supply conditions in the city of Goiânia; therefore, both analysis and discussions were driven from the management perspective, aiming to contribute to the formulation of public policies. Two databases were built , the first consisting of the weighting variables areas and other variables for the schools. From these databases the descriptive analyzes, of clusters and spatial were performed. The areas of weighing were classified according to socioeconomic status (SES), schools were characterized as supply conditions. It was found that areas with NSE schools have less favorable supply conditions. Moreover, in areas where the percentage of young black men is higher, both the NSE area as the socioeconomic index (INSE) schools have lower values than regions with lower percentage of blacks. Another finding is that in schools located in areas with lower SES, distortion and dropout rates are higher, which shows the influence of the NSE in school performance. These findings demonstrate that there is inequality in the regular high school supply conditions in Goiânia and the worst conditions present in areas with lower socioeconomic status. This shows that the distribution of educational supply conditions haven’t been done in an equitable manner and therefore it’s necessary for educational policies focusing on equitable distribution of supply conditions, in order to provide teaching conditions consistent to the reality of students.