Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1594
Tipo do documento: Dissertação
Título: Risco e consumo: a construção da identidade a partir do lixo
Autor: CUNHA, Marina Roriz Rizzo Lousa da
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4284263360641810
Primeiro orientador: BORGES, Pedro Célio Alves
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7554830885023925
Resumo: Essa dissertação analisa a formação da identidade de grupos excluídos da sociedade contemporânea, no contexto de modernidade tardia. Para tanto, baseia-se no estudo de um universo específico, os catadores de materiais recicláveis, grupo sujeito à exclusão social devido, entre outros fatores, à sua ligação direta com o lixo. No contexto estudado, o lixo é local dos excluídos e rejeitados, local em que a sociedade destina tudo o que não tem mais finalidade, ou que tenha ultrapassado seu tempo de uso e de desfrute. Mas é também ambiente de sobrevivência e trabalho de um universo de pessoas que lutam por reconhecimento social e para construírem uma identidade aceita pelos que façam parte da sociedade formal de consumo. O objetivo desta pesquisa, portanto, é compreender como este processo se estabelece. Entender como os grupos formados, a partir do contexto esboçado, configuram sua identidade a fim de promover distinção como grupo social legítimo. Para tanto, parte de um modelo teórico fundamentado na conjugação de três teorias sociais, o desenvolvimento de situações de risco na modernidade tardia, de Beck (BECK, 1997), a formação da identidade no contexto da vida líquida, de Bauman (BAUMAN, 2005) e o consumo como elemento que contribui para a formação identitária, de Bourdieu (BOURDIEU, 2007). Além disso, conta com o suporte da noção de identidade deteriorada de Goffman (GOFFMAN, 1988). Em conseqüência, a pesquisa realizada segue essencialmente procedimentos de interpretação qualitativa, estruturados a partir de metodologia que une aspectos do construtivismo e da fenomenologia. A intenção de uso dessa metodologia é possibilitar o conhecimento do universo dos catadores de materiais recicláveis associados de Goiânia, suas representações pessoais e os motivos que orientam suas percepções.
Palavras-chave: formação da identidade
lixo
consumo
sociedade de risco
formation of identity
waste
consumption
risk society
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Sociologia
Citação: CUNHA, Marina Roriz Rizzo Lousa da. Risco e consumo: a construção da identidade a partir do lixo. 2009. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1594
Data de defesa: 13-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia (FCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.