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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Jeferson Moreira do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8036533110672061por
dc.contributor.advisor1ALMEIDA NETO, Luiz Mello de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1951913717385648por
dc.date.accessioned2014-07-29T15:27:28Z-
dc.date.available2009-08-06-
dc.date.issued2008-08-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Jeferson Moreira do. The gender in the school: the fisical education in question.. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1622-
dc.description.resumoA escola é um importante local para a formação de identidades, pois acolhe os/as alunos/as no mínimo quatro horas por dia, durante 200 dias do ano, em vários anos da vida de crianças, adolescentes e adultos. Dentro deste espaço destaca-se a educação física como disciplina que trabalha sistematicamente com os elementos da cultura corporal. Durante a realização desta dissertação, percebi que a forma pela qual professores/as e alunos/as concebem os objetivos das aulas de educação física influencia diretamente a maneira como as questões de gênero aparecem no decorrer da prática pedagógica. Quando se possui concepções ligadas meramente aos aspectos de ensino de esportes, trabalhando na escola com ênfase nas valências físicas força e agilidade , prejudica-se a participação e o aprendizado das alunas e daqueles alunos que não correspondem aos padrões de masculinidade hegemônica. Nestas condições, parece-me importante a reorganização das aulas, tanto em relação à diversificação dos conteúdos quanto à forma de trabalhá-los, de maneira a promover o aprendizado de todos/as os/as alunos/as e não apenas à reprodução acrítica de atividades físicas passíveis de serem realizadas em qualquer espaço social, desarticuladas dos valores que norteiam a proposta pedagógica da escola. Por último, mas não menos importante, a pesquisa demonstrou que as meninas vivenciam um clima de medo durante as aulas e prefeririam que as mesmas fossem separadas por sexo, como forma de garantir sua integridade física. Isso não significa dizer, porém, que a separação seja o único caminho (nem o mais desejável) para garantir a participação e o aprendizado das meninas, podendo tais objetivos ser alcançados por meio de uma atuação dos/as professores/as comprometida com a promoção da equidade de gênero em todas as aulas, inclusive as de educação física.por
dc.description.abstractSchools are important places for the formation of identities, as students stay there four hours per day, 200 days per year, for many years of their lives, during childhood, adolescence and adulthood. In this environment, physical education is distinguished as the discipline which works systematically with the elements of the corporal culture. During the accomplishment of this dissertation, I perceived that the way by which teachers and students conceive the objectives of the lessons of physical education influences directly in the way gender questions are shown in pedagogical practice. When the conceptions of the classes are merely linked to the aspect of sports teaching, working with emphasis only in physical valences - force and agility -, the participation and the learning of female students and of those students who do not correspond to the standards of hegemonic masculinity is decreased. Therefore, the reorganization of the classes seems important, regarding the diversification of the contents of lessons and the way by which they are taught, in order to promote the learning of all the students, instead of the non-critical reproduction of physical activities that can be carried through in any social space, disarticulated from the values that guide the pedagogical proposal of the school. At last, but not less important, the research demonstrated that female students feel a sort of fear during the classes and that they would prefer that the students were separated by their biological gender in these classes, as a way of guaranteeing their physical integrity. However, this does not mean that this separation is the only way (neither it is the most desirable) to guarantee the participation and the learning of the female students, as these objectives can be reached by a gender equity orientated performance of the professors, including the physical education ones.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-07-29T15:27:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Jeferson Moreira.pdf: 618646 bytes, checksum: 995c11469efe03c2c2bfe92ea5780754 (MD5) Previous issue date: 2008-08-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/4427/Dissertacao%20Jeferson%20Moreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFGpor
dc.publisher.programMestrado em Sociologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectescolapor
dc.subjectGendereng
dc.subjectfisical educationeng
dc.subjectschooleng
dc.subject1. Educação física Estudo e ensino 2. Educação física Gêneropor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.titleO gênero na escola: a educação física em questão.por
dc.title.alternativeThe gender in the school: the fisical education in question.eng
dc.typeDissertaçãopor
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