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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola sem limites: violência, indisciplina e autoridade docente
Título(s) alternativo(s): School without limits: violence, indiscipline and teaching authority
Autor: SILVA, José Maria e
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5774809033874298
Primeiro orientador: LIMA, Dalva Maria Borges Dias
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5291000127026087
Resumo: Reconhecendo que a violência e a indisciplina nas escolas comportam múltiplas causas (socioculturais, socioeconômicas, psicossociais), este trabalho busca analisar esses fenômenos em face da autoridade docente. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais, abertas, com professores de escolas públicas da Grande Goiânia. Procurou-se contemplar professores em início de carreira, com tempo intermediário de magistério e prestes a se aposentar, nas diferentes áreas do conhecimento. Este trabalho discute, teoricamente, os principais conceitos de violência, especialmente o de violência simbólica de Michaud, optando-se pela adoção de um conceito que leva em conta, sobretudo, a violência física. O conceito de indisciplina é discutido a partir da obra de Durkheim, juntamente com os trabalhos de Yves de la Taille. O trabalho de campo sugere que a eclosão da violência nas escolas, marcada pela impunidade, pode estar esgarçando os limites de que fala La Taille, impedindo o exercício da autoridade por parte do professor, com o conseqüente prejuízo para o aprendizado dos alunos.
Abstract: Recognizing that violence and indiscipline in schools involve multiple causes (cultural, socioeconomic and psychosocial), this paper seeks to analyze these phenomena in the face of teaching authority. To accomplish this, individual and open interviews were conducted with public school teachers of the Great Goiania. We tried to include teachers in the beginning of their careers, with intermediate teaching time and about to retire, from different areas of knowledge. This paper discusses theoretically the main concepts of violence, especially the symbolic violence of Michaud, opting for the adoption of a concept that considers especially physical violence. The concept of discipline is discussed from the work of Durkheim, along with the work of Yves de la Taille. Field work suggests that the outbreak of violence in schools, marked by impunity, may be stretching the limits mentioned by De la Taille, preventing the exercise of authority by the teacher with consequent injury to student learning.
Palavras-chave: violência escolar
indisciplina escolar
limites éticos
autoridade docente
school violence
school indiscipline
ethical boundaries
teaching authority
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Sociologia
Citação: SILVA, José Maria e. School without limits: violence, indiscipline and teaching authority. 2003. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1633
Data de defesa: 26-Set-2003
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia (FCS)

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