Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2351
Tipo do documento: Dissertação
Título: Procópio e a reapropriação do modelo Tucidideano: a representação da peste na narrativa histórica (VI século d.C.)
Autor: BAPTISTA, Lyvia Vasconcelos
Currículo Lattes do Autor: lattes.cnpq.br/1774502381871781
Primeiro orientador: GONÇALVES, Ana Teresa Marques
Currículo Lattes do primeiro orientador: lattes.cnpq.br/7049736226460820
Resumo: Profundamente marcada pelos elementos da Antiguidade clássica, a literatura bizantina apresenta-se como um curioso crisol de influências e condutas, o que reflete a própria situação do Império. O tema desta dissertação resume-se na percepção dos elementos que aproximam a obra Guerras Persas construída por Procópio de Cesaréa, no VI século d.C. e a História da Guerra do Peloponeso, elaborada por Tucídides, no V século a.C.. Num primeiro momento apresentaremos os historiadores ateniense e bizantino, inseridos nos seus contextos de produção e discorreremos sobre a forma como a historiografia trabalhou e utilizou suas imagens. Em seguida analisaremos os seus relatos num movimento relacional, lançando olhares a seus projetos historiográficos, a partir de dois princípios específicos: o metodológico e o teleológico. Nesse movimento, os relatos epidêmicos presentes em suas obras são abordados como um momento vantajoso para a percepção daquilo que movia e fundamentava a escrita da história nas obras destes historiadores, e da atitude classicista existente no interior do Império Bizantino.
Palavras-chave: Império Bizantino, Procópio, Tucídides, peste.
Byzantine Empire, Procopius, Thucydides, plague
1. Império Bizantino 2. Procópio, 490 d.C. 3. Tucídides, 465-395 a.C.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em História
Citação: BAPTISTA, Lyvia Vasconcelos. Procópio e a reapropriação do modelo Tucidideano: a representação da peste na narrativa histórica (VI século d.C.). 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2351
Data de defesa: 28-Mar-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em História (FH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Lyvia Vasconcelos Baptista.pdf979,06 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.