Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2379
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores de língua estrangeira no ensino público municipal de Goiânia-GO
Título(s) alternativo(s): Continued education of foreign language teachers of public school in Goiania - GO
Autor: RABAHI, Stella Maris de Lima
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4845400085319456
Primeiro orientador: FERREIRA, Maria Cristina Faria Dalacorte
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9262323548559269
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar um programa de formação continuada para professores de língua estrangeira de Goiânia Goiás. Foram analisadas as expectativas dos professores participantes com relação ao programa de formação continuada oferecido pela secretaria municipal de ensino da cidade de Goiânia no ano de 2008. Foi feita uma análise do curso e observadas as percepções desses professores sobre o programa, suas necessidades para se desenvolverem profissionalmente e o modo como o curso atendeu tais necessidades. A presente pesquisa fundamentou-se em quatro referenciais teóricos, a saber: os estudos que tratam da formação do professor e do desenvolvimento profissional na abordagem reflexiva (SCHÖN, 1983; MAGALHÃES, 2001; ZEICHNER e LISTON, 1996); os estudos sobre a formação continuada dos professores de língua estrangeira (SMYTH, 1991; MAGALHÃES, 2002, 2004; GIMENEZ, 2002; PESSOA, 2002; PIMENTA, 2002); os estudos desenvolvidos a partir de programas de formação continuada para professores em serviço (CELANI, 2003; GIL, 2005); e a Teoria Sociocultural, desenvolvida por Vygotsky e seus seguidores, ressaltando a importância da interação e da colaboração para o desenvolvimento profissional. Os dados foram coletados por meio de observações dos encontros ocorridos no segundo semestre de 2008, notas de campo a partir de observações dos encontros, gravação em áudio de um encontro e posterior transcrição da gravação, questionário com os professores participantes do programa e análise dos projetos elaborados para o programa. Os resultados das análises evidenciam que os professores participantes esperavam aperfeiçoar sua prática de ensino em língua estrangeira. Todos os participantes perceberam a importância do programa para a reflexão sobre o ensino e para o desenvolvimento profissional. O curso proporcionou aos participantes momentos de estudo e troca de experiências, priorizando temas relacionados à organização da aula, como, por exemplo, a disciplina e o ensino de temas como meio ambiente.
Abstract: This study investigates an in-service education program for foreign language teachers of public schools in Goiania Goias. It analyzes the teachers expectations of the in-service education program, the participants perceptions about the program, their needs to develop professionally and how the course helped them to meet these needs. This research is based on four theoretical backgrounds: the studies about teacher education (SCHÖN, 1983; MAGALHÃES, 2001; ZEICHNER e LISTON, 1996); the studies about in-service education of foreign language teachers (SMYTH, 1991; MAGALHÃES, 2002, 2004; GIMENEZ, 2002; PESSOA, 2002; PIMENTA, 2002); the studies which investigate continuing education programs for in-service foreign language teachers (CELANI, 2003; GIL, 2005); and the Sociacultural Theory developed by Vygotsky and his followers, emphasizing the importance of interaction and collaboration for professional development. Data were collected by means of observation of the meetings occurred in the second half of 2008, by taking notes of these observations, by audio recording one meeting and transcribing it, by applying questionnaires to the teachers, and finally by analyzing the projects of the program. The results showed that the teachers hoped to improve their practice in the foreign language. They also revealed that these participants were aware of the importance of the program to promote reflection on education and on their professional development. The course provided the teachers an opportunity to study and exchange of experience, emphasizing issues related to classroom management, such as discipline, and the teaching of subjects such as environment and other topics.
Palavras-chave: Formação continuada
professor de LE
reflexão
interação
Continuing education
foreign language teacher
reflection
interaction
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Lingüística, Letras e Artes
Programa: Mestrado em Letras e Linguística
Citação: RABAHI, Stella Maris de Lima. Continued education of foreign language teachers of public school in Goiania - GO. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2379
Data de defesa: 3-Dez-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO STELLA M DE L RABAHI.pdf414,29 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.