Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2386
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma experiência de formação reflexiva com cinco professoras de inglês de escolas municipais de Goiânia |
Título(s) alternativo(s): | An experience of reflexive education with five English teach-ers of five public schools of Goiania |
Autor: | SANTOS, Camila Leopoldina Batista dos |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/5243990182476848 |
Primeiro orientador: | PESSOA, Rosane Rocha |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/3633216363498900 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com cinco professoras de inglês que começaram a lecionalr em escolas públicas da rede municiapl de ensino de Goiânia no ano de 2008, sendo eu uma dessas professoras-participantes. Durante o segundo semestre de 2008, refletimos colaborativamente sobre nossa prática nesse contexto de ensino, recorrendo a experiências vividas como aprendizes e como professoras de inglês. Assim, este estudo buscou analisar: qual é a relação entre nossas expectativas e nossas práticas de ensino nesse contexto; como inferimos as teorias que subjazem a nossa prática e como a localizamos no contexto sócio-históriaco; e, por último, de que forma nossa reflexões contribuíram para nosso saber e nossa prática docentes. O estudo é qualitativo e se fundamenta na perspectiva da reflexão crítica proposta por Smyth (1991), organizada em quatro etapas: descrever, informar, confrontar, e reconstruir. Questões como o que eu faço?; Qual o significado do que faço?; Como cheguei a ser dessa maneira?; COmo poderia fazer as coisas de forma diferente? referentes, respectivamente, a cada uma das etapas, foram discutidas durante as sessões reflexivas(MAGALHÃES,2004) sobre nossas ações em sala de aula. Para a coleta de dados, foram utilizadas um questionário inicial, uma sessão reflexiva inicial, três sessões reflexivas sobre documentos oficiais e um texto teórico de Smyth (1991), sete sessões reflexivas sobre as aulas (gravadas em vídeo) das professoras-participantes e uma sessão reflexiva final. A análise mostra um conflito entre nossas expectativas e nossa prática pedagógica realizada no ano letivo de 2008, determinando como nossa prática foi se configurando; que nossas reflexões sobre nossa prática se mostram, por vezes, incoerentes e confusas e se mantêm em um nível micro e localizado; e que, embora essa experiência formativa tenha apresentado problemas e limitações, foi muito rica e relevante tanto para nosso saber e prática docentes quanto para nosso desenvolvimento profissional. |
Abstract: | This research was conducted with five teachers of English who began lecionalr in public schools of teaching municiapl of Goiania in 2008, I being one of these teachers-participants. During the second half of 2008, we reflect on our practice collaboratively in the context of teaching, drawing on experiences as learners and as teachers of English. Thus, this study investigates: what is the relationship between our expectations and our teaching practices in this context, how we infer the theories that underlie our practice and how to localize in the socio-históriaco, and, finally, how our reflections contributed to our knowledge and our practice teachers. The study is qualitative and is based on the perspective of critical thinking proposed by Smyth (1991), organized in four steps: describe, inform, confront, and rebuild. Questions like what do I do?; What does that do?; How I came to be that way?: How could do things differently? referring respectively to each of these steps were discussed during the reflection sessions (Magalhaes, 2004) about our actions in the classroom. To collect data, we used an initial questionnaire, an initial reflexive session, three reflective sessions on official documents and a theoretical text of Smyth (1991), reflection sessions on seven classes (videotaped) of the participants and teachers-a final reflective session. The analysis shows a conflict between our expectations and our educational practice conducted in academic year 2008, determining how our practice has been shaped up, that our reflections on our practice has shown, sometimes incoherent and confused, and remain on a micro level and located, and that while this training experience has presented problems and limitations, it was very rich and relevant to both our knowledge and practice as teachers for our professional development. |
Palavras-chave: | Formação de professores de línguas Reflexão colaborativa Escola pública. Languages Teacher Education Collaborative Reflection Public Schol 1. Professores de línguas- formação 2. Ensino de inglês-reflexão colaborativa 3. Escola pública-ensino de língua |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Lingüística, Letras e Artes |
Programa: | Mestrado em Letras e Linguística |
Citação: | SANTOS, Camila Leopoldina Batista dos. An experience of reflexive education with five English teach-ers of five public schools of Goiania. 2010. 179 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2386 |
Data de defesa: | 3-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística (FL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao - Camila Leopoldina.pdf | 841,8 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.