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dc.creatorLIMA, Samara Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6843494046967820por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Maria Cristina Faria Dalacorte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9262323548559269por
dc.date.accessioned2014-07-29T16:19:05Z-
dc.date.available2012-08-22-
dc.date.issued2011-12-01-
dc.identifier.citationLIMA, Samara Gonçalves. Beliefs about the teaching and learning of English language for the deaf: a study with a deaf student and two teachers from a public school in Goiás. 2011. 172 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiania, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2407-
dc.description.resumoEste estudo surge da necessidade de se observar, ouvir, analisar e discutir experiências educacionais no contexto da sala de aula inclusiva, especialmente no que concerne às crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa para surdos. Neste estudo, após observar este contexto sob diferentes perspectivas, decidi investigar uma aluna surda egressa que participava ativamente das aulas de inglês no Ensino Médio. Desta forma, foi elaborada, juntamente com dois professores, uma retrospectiva das aulas de LI de quando essa aluna estudava. Em uma outra etapa, foram marcados encontros com a aluna que hoje é estudante universitária do curso de Pedagogia. Nesses encontros, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, intermediadas por uma intérprete e registradas em vídeo. Além das entrevistas semi-estruturadas, os três participantes responderam a um questionário fechado. A partir desses dados, foi possível fazer um levantamento das crenças dos dois professores - relacionadas à sua prática em sala de aula - e às crenças da aluna surda. No que diz respeito ao arcabouço teórico, esta pesquisa teve como base inicial a proposta socioantropológica de educação inclusiva (EI), isto é, aquela que defende a EI como força motriz para a valorização, respeito e aceitação da diversidade. Além disso, foram revisitados os estudos sociointeracionistas de Vygotsky e as abordagens de ensino de língua estrangeira de autores influenciados por teorias vygotskianas, além de estudos sobre crenças no processo de ensino e aprendizagem de línguas, com base em estudiosos como Barcelos (1999, 2004), Almeida-Filho (1993), Richards e Lockart, (1994). Com relação às questões metodológicas, este estudo se constitui em um estudo de caso em que os dados são coletados e analisados qualitativamente, seguindo os pressupostos do paradigma interpretativista. Para obedecer às exigências da metodologia de pesquisa qualitativa, a qual defende a utilização de diferentes instrumentos para a triangulação dos dados, esta pesquisa fez uso dos seguintes instrumentos para coleta dos dados: questionários, entrevistas semi-estruturadas, notas de campo e observações em sala de aula, bem como documentos, relatos e relatórios cedidos pelos participantes. Os resultados deste estudo demonstraram a necessidade de novos olhares, reflexões e atitudes frente ao ensino de LI para surdos na escola regular-inclusiva. Apesar desta pesquisa não prover respostas prontas e acabadas para essas perguntas, acredito que os achados deste estudo possam auxiliar a desatar os nós que amarram tais problemáticas.por
dc.description.abstractThis study originated from the urge to observe, analyze and discuss the educational experiences at the inclusive school in Brazil, more specifically the beliefs of the participants about the English language learning and teaching processes to the deaf learners. After preliminary observations in this context, I decided to focus on the perceptions of a former deaf High School student whose participation in the English class interaction was considered above average by her two former teachers and theses teachers beliefs about the processes of learning and teaching the English Language to deaf students. Thus, a retrospective of the classes in which the student participant in this research was made by the two teachers in order to describe her performance. A second step was to meet the participant, who, at the moment, is doing the Pedagogy course at a university in Goiás. During these meetings, video recorded interviews mediated by a sign language interpreter were made. Moreover, the three participants, i.e. the two teachers and the deaf student also answered a questionnaire. Based on these data, a survey on the beliefs of one of the teachers and the deaf student, participants in this study, was made. In relation to the theoretical references followed by this study, reviews were made about the following three major themes: inclusive education from a socioanthropogical perspective; Vygotsky s social intreactionist theory and its relation to learning; as well as the theory on learners and teachers beliefs based on authors such as Barcelos (1999, 2004), Almeida-Filho (1993), Richards and Lockart, (1994). The qualitative research was the methodology adopted to collect and analyze the data. Instruments like interviews, questionnaires and field notes were used in order to triangulate the data and interpret the results. Finally, the data analyses reveal that teaching English to deaf students demands the adoption of new perspectives and attitudes towards the process by practitioners.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-07-29T16:19:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAMARA GONCALVES LIMA.pdf: 1123517 bytes, checksum: 6a92d097acf6edc503b399a422ec8de4 (MD5) Previous issue date: 2011-12-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/12634/SAMARA%20GONCALVES%20LIMA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspor
dc.publisher.departmentLingüística, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFGpor
dc.publisher.programMestrado em Letras e Linguísticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCrençaspor
dc.subjectensinopor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectlíngua inglesapor
dc.subjectsurdopor
dc.subjectBeliefseng
dc.subjectlearning and teachingeng
dc.subjectEnglish learningeng
dc.subjectDeafeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleCrenças sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa para surdos: um estudo com uma aluna surda e dois professores de uma escola da rede pública em Goiáspor
dc.title.alternativeBeliefs about the teaching and learning of English language for the deaf: a study with a deaf student and two teachers from a public school in Goiáseng
dc.typeDissertaçãopor
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