Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2424
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática
Autor: SOUZA, Jacqueline de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3396975763670553
Primeiro orientador: LIMA, Lucielena Mendonça de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5215089054455580
Resumo: A partir da ação de reorientação curricular apresentada como um projeto político pedagógico no governo do estado de Goiás referente à gestão 2007/2010, as Sequências Didáticas (SDs) foram selecionadas como material didático para ser utilizado em todas as disciplinas do Ensino Fundamental (EF). As SDs são construídas, segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010, p. 82), a partir do encadeamento de módulos de ensino que são estruturados de forma sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito . Esta pesquisa se fundamenta nos estudos sobre a linguagem como prática social e dialógica de Bakhtin (2003), na teoria sociointeracional de aprendizagem com base nos estudos de Vigotski (1998), além do trabalho com a cultura no processo de ensino-aprendizagem de línguas que institui uma pedagogia com base na relação intercultural, segundo Casal (1999), López (2004), Mendes (2007). Propusemo-nos a realizar uma pesquisa que, além de colaborar com a formação continuada das professoras participantes, pudesse de algum modo contribuir com a reflexão sobre o papel do material didático como mediador da prática docente, refletir sobre a indissociabilidade dos conceitos de língua e cultura no processo de ensino-aprendizagem de E/LE e analisar a prática pedagógica de duas professoras participantes ao trabalharem os conteúdos culturais presentes na sequência didática (SD) com duas turmas de espanhol do 9º ano do EF. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista e etnográfico (LÜDKE; ANDRÉ, 1996; WATSON-GEGEO, 2010), aplicada a um estudo de caso de duas participantes que são professoras de língua espanhola (PE1 e PE2) na rede pública de ensino. Os resultados obtidos nos revelam a necessidade de investir cuidadosamente na elaboração de materiais didáticos de E/LE. Apesar de na primeira narrativa escrita as duas professoras participantes terem conceitos diferentes de língua e cultura, ao analisarmos as interações ocorridas na sala de aula, fica claro que ambas guiaram-se pelas sugestões promovidas pela SD em relação ao ensino-aprendizagem do gênero provérbio. Desse modo, o fato de o material didático funcionar como mediador da prática docente é necessário que seja bem elaborado, porque, ao guiar-se por ele, o docente tem a oportunidade de refletir, (re)pensar sobre sua prática pedagógica ou simplesmente seguir o que é recomendado pelo material.
Palavras-chave: Ensino de espanhol
ensino fundamental
gêneros discursivos
sequências didáticas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Lingüística, Letras e Artes
Programa: Mestrado em Letras e Linguística
Citação: SOUZA, Jacqueline de. O ensino de elementos socioculturais na aula de LE mediado por sequência didática. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2424
Data de defesa: 15-Jun-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elementos socioculturais na aula de e le.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.