Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2441
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A olimpiada brasileira de física em Goiás enquanto ferramenta para a alfabetização científica: tradução de uma educação não formal |
Título(s) alternativo(s): | The Brazilian Physics Olympiad in Goiás as a tool for science literacy: translation of a non-formal education |
Autor: | SÁ, Karlla Karollina de |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/2496357383648013 |
Primeiro orientador: | LARIUCCI, Carlito |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/7022029442195007 |
Primeiro coorientador: | CHAVES, Sandramara Matias |
Currículo Lattes do primeiro coorientador: | http://lattes.cnpq.br/8215617614854729 |
Resumo: | Este trabalho analisa a realidade e perspectivas da Olimpíada Brasileira de Física em Goiás enquanto possível ferramenta de alfabetização científica nos moldes de uma educação não formal. Tece considerações sobre a história, relevância e características gerais da referida olimpíada. Analisa a educação científica como basilar na promoção da cidadania e na busca pela sustentabilidade econômica, ambiental, cultural e social, e como auxílio na ruptura do estereótipo da ciência como intangível. Apresenta uma análise, propedêutica, das provas da OBF, apontando sugestões de questões contextualizadas e melhores elaboradas. Propõe-se a OBF como uma educação contextualizada sócio e historicamente tal qual a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Coloca em destaque, ainda, a Olimpíada Brasileira de Física como educação não formal, característica que auxilia na efetivação da referida educação. Tece ainda uma análise da visão dos agentes envolvidos na olimpíada, a saber: professores, alunos e coordenadores pedagógicos |
Abstract: | This paper examines the reality and prospects of the Brazilian Physics Olympiad in Goiás as a possible tool of scientific literacy in the manner of a non-formal education. Reflects on the history, relevance and general characteristics of that Olympics. Analyze science education as a cornerstone in the promotion of citizenship and the quest for sustainable economic, environmental, cultural, social, and to help break the stereotype of science as intangible. Presents an analysis, diagnostic tests, the evidence of the Brazilian Physics Olympiad, pointing suggestions of issues in context and better prepared. It is proposed to Brazilian Physics Olympiad as a contextual education partner and as we historically Brazilian Olympiad of Astronomy and Astronautics. The work highlights also the Brazilian Physics Olympiad as non-formal education, a characteristic that helps in the fulfillment of the education. Paper also an analysis of the vision of those involved in the Olympics, namely teachers, students and coordinators |
Palavras-chave: | Olimpíada Física Alfabetização científica Educação não formal Olympics Physics, Scientific Literacy, Non-formal education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Lingüística, Letras e Artes |
Programa: | Mestrado em Letras e Linguística |
Citação: | SÁ, Karlla Karollina de. The Brazilian Physics Olympiad in Goiás as a tool for science literacy: translation of a non-formal education. 2009. 155 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2441 |
Data de defesa: | 9-Out-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística (FL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao karla sa.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.