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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2456
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Memórias de leitores: uma história construída na trama dos discursos escolares |
Título(s) alternativo(s): | Mémoires de lecteurs: une histoire construite dans la trame des discours scolaires |
Autor: | OLIVEIRA, Ilse Leone Borges Chaves de |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/2436302774611112 |
Primeiro orientador: | SOUSA, Kátia Menezes de |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/1920351654350013 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a formação do leitor por meio da construção de memórias de um grupo de alunos e da problematização da trama discursiva que engendra a trajetória escolar percorrida por eles. São alunos de 1ª série do Ensino Médio de uma instituição pública, considerada referência na região em que se localiza, por ser escola de aplicação e centro de ensino e pesquisa aplicada à educação, de uma Universidade Federal. Na construção das memórias, assim como na trama discursiva composta pelo discurso da família, das professoras, pelo discurso pedagógico, institucional e por documentos oficiais e institucionais, o enunciado efetivamente produzido será compreendido na estreiteza e singularidade de sua situação, de forma que se possam investigar as condições de existência desse enunciado. O foco da investigação são os alunos: a trajetória escolar que eles já percorreram e, evidentemente, a história de vida que eles têm traçado como leitores. Investigar a relação escola/formação do leitor dessa perspectiva pode não ser inovador, mas é, certamente, um outro caminho, pois o discurso que será preferencialmente problematizado não é o de autoridade, é o daqueles que a ele se submetem. Contudo, não posso desconsiderar a trama discursiva em que se enreda o leitor em formação. Por meio do processo de construção de memórias, concluise que não é o passado que interfere e modifica o presente. É o presente que possibilita a produção do passado. Ou seja, as memórias são construídas a partir das referências discursivas que constituem o sujeito no presente. A problematização das memórias desses alunos sujeitos leitores em constituição possibilita a compreensão de que a escola, instituição oficialmente reconhecida como autorizada e responsável pela promoção da leitura, exerce papel efetivo na formação dos leitores, ao fazê-los vivenciar os efeitos produzidos pelo impasse entre o exercício da leitura feita por obrigação e da leitura feita por prazer. Nesta investigação, tanto a construção dos procedimentos metodológicos, quanto a constituição do arquivo e sua problematização, fundamentamse nos pressupostos da Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana. |
Abstract: | Cette recherche porte sur la formation du lecteur par la construction de mémoires d un groupe d élèves et de la problématisation de la trame dicoursive qui engendre la trajectoire scolaire qu ils ont parcourue. Ce sont des élèves de la 1ère année de l enseignement moyen d une institution publique, considérée comme référence dans la région où elle se trouve pour être une école d application et aussi centre d enseignement et recherche appliquée à l éducation, d une Université Fédérale. Dans la construction des mémoires, ainsi que dans la trame discoursive comprenant le discours familial, pédagogique, institutionnel et les documents officiels et institutionnels, l énoncé effectivement produit sera considéré dans l étroitesse et singularité de la situation, de façon qu on puisse rechercher les conditions de l existence de cet énoncé. L investigation se centre sur les élèves : la trajectoire scolaire qu ils ont parcourue et, bien sûr, l histoire de vie qu ils ont tracée en tant que lecteurs. Il peut ne pas être nouveau de rechercher la relation école/formation du lecteur à partir de cette perspective, mais il est, certainement, un autre chemin, puisque le discours qui sera plutôt problématisé n est pas ce de l autorité, c est celui de ceux qui s y soumettent. Pourtant, je ne peux pas négliger la trame discoursive dans laquelle s enchêvetre le lecteur en formation. Par le processus de construction de mémoires, on conclut que ce n est pas le passé qu interfère et modifie le présent. C est le présent qui permet la production du passé. Dans d autres termes, les mémoires sont construites à partir des références discoursives qui constituent le sujet au présent. La problématisation des mémoires de ces élèves sujets lecteurs en constitution permet la compréhension que l école, institution officiellement reconnue comme autorisée et responsable pour la promotion de la lecture, joue un rôle efectif dans la formation des lecteurs, à les faire expérimenter les effets produits par l impasse entre l exercice de la lecture faite par obligation et celle faite par plaisir. Dans cette recherche, la construction des procédés méthodologiques autant que la constitution de l archive et sa problématisation se fondent dans la préssupposition de l Analyse du Discours de perspective foucaultienne. |
Palavras-chave: | Memória discurso leitura formação do leitor Mémoires discours lecture formation de lecteur |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Lingüística, Letras e Artes |
Programa: | Mestrado em Letras e Linguística |
Citação: | OLIVEIRA, Ilse Leone Borges Chaves de. Mémoires de lecteurs: une histoire construite dans la trame des discours scolaires. 2012. 296 f. Tese (Doutorado em Lingüística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2456 |
Data de defesa: | 27-Jun-2012 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras e Linguística (FL) |
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