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Tipo do documento: Tese
Título: Políticas de fomento à leitura: perspectivas e desafios em diferentes contextos
Título(s) alternativo(s): Les politiques publiques de lecture: les défis et les perspectives en differents contexts
Autor: VASCONCELOS, Maria Luiza Batista Bretas
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2155529564602398
Primeiro orientador: TURCHI, Maria Zaira
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1028003493670371
Primeiro coorientador: LEENHARDT, Jacques
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/2611886715454109
Resumo: Este estudo tem como objetivo a discussão e a avaliação de políticas educativas sobre a distribuição de livros e a formação do leitor em diferentes contextos e, em especial, nas escolas públicas do Estado de Goiás. Trata-se de uma pesquisa sustentada pelo pensamento dos pesquisadores que discutem concepções de leitura e leitor, história de práticas leitoras e sociologia da leitura. A pesquisa de campo compreende o estudo de políticas públicas de leitura e formação do leitor desenvolvidas na França e no Brasil. Entre as políticas implementadas no Brasil há um destaque para os programas desenvolvidos no Estado de Goiás durante o período de 1999 a 2005, em especial o programa educacional Cantinho de Leitura, cujos acervos representaram uma importante fonte de leitura de textos literários nas escolas públicas de Goiás e possibilitaram a realização de várias ações de formação de gestores, professores e dinamizadores de bibliotecas para utilização dos acervos. Por fim, foi feita uma investigação específica com o objetivo de levantar o perfil leitor dos alunos e professores do Estado, a partir da observação e da análise de respostas dadas a questões sobre o que é leitura, práticas leitoras, influências na formação do gosto pela leitura, etc. As respostas apontam alguns dados animadores, mas revelam que ainda há muito a fazer para que se chegue a níveis satisfatórios de competência leitora entre as crianças, jovens e professores das escolas públicas do Estado de Goiás.
Abstract: Cette étude a pour objectif la discussion et l évaluation des politiques éducatives concernant la dsitribuition de livres et la formation de lecteur en differents contexts, et spécialment dans les écoles publiques de l État de Goiás. Il s agit d une recherche soutenue par la pensée des chercheurs qui discutent les conceptions de lecture et lecteur, l histoire des pratiques lectrices et la sociologie de la lecture. La recherche du terrain comprend l étude de politiques publiques de lecture et la formation du lecteur développé en France et aussi au Brésil. Entre ces politiques réalizé au Brésil Il y en a un destaque pour les programmes dévelopés a l État de Goiás pendant le période de 1999 a 2005. Spécialement, le programme Cantinho de Leitura, dont les monceaus ont répresentés une importante source de lecture de textes littéraires dans les écoles publiques de Goiás et ont aussi possibilités la réalization de plusierus actions de formations des acteurs éducatives dans les écoles. Finalement, avec l objectif de connâitre le profil lecteur des éleves et des professeurs il a été fait une investigation spécifique, a partir de l observation et de l analyse des réponses donnés aux questions sur ce que est la lecture, les pratiques lectrices les influences a la formation de goût pour la lecture, etc. Les résultats ont montrés quelques bonnes chiffres, mais ont aussi révelés qu il y en a encore beaucoup de chose à faire pour qu on arrive aux niveaux satisfaisants de compétence lectrice parmi les enfants, les jeunes et les professeurs des écoles publiques de l État de Goiás.
Palavras-chave: concepções de leitura
políticas públicas de leitura
formação do leitor
Cantinho de Leitura
conceptions de lecture
la formation de lecteur
politiques publiques de lecture à l État de Goiás
Cantinho de Leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Linguistica, Letras e Artes
Programa: Doutorado em Letras e Linguistica
Citação: VASCONCELOS, Maria Luiza Batista Bretas. Les politiques publiques de lecture: les défis et les perspectives en differents contexts. 2009. 224 f. Tese (Doutorado em Linguistica, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2844
Data de defesa: 30-Jul-2009
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras e Linguística (FL)

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