Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2849
Tipo do documento: | Tese |
Título: | NARRATIVAS JUVENIS BRASILEIRAS: EM BUSCA DA ESPECIFICIDADE DO GÊNERO |
Título(s) alternativo(s): | Narratives Juvenile Brazilian: in search of specificity of gender |
Autor: | CRUVINEL, Larissa Warzocha Fernandes |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/5139437648019389 |
Primeiro orientador: | TURCHI, Maria Zaira |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/1028003493670371 |
Resumo: | Este trabalho investiga a especificidade das narrativas juvenis brasileiras contemporâneas, apoiandose na hipótese inicial de que há, nas obras voltadas para jovens, uma preocupação de configurar um processo de educação para a vida. A ideia de educação se fundamenta no Bildungsroman (romance de formação), um gênero que tem como paradigma Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe. A formação nessa obra está centrada numa educação humana, que foge dos ensinamentos puramente utilitários para levar o protagonista a um processo de amadurecimento causado pelo enfrentamento das provas próprias da existência. Dessa forma, parte-se dos princípios educativos presentes no Meister para observar como se manifesta o tema da educação nas obras juvenis. Para aprofundar a discussão sobre as possíveis relações entre o romance de formação e a literatura juvenil, assim como sobre as especificidades desse campo, foi feita uma pesquisa teórica em obras sobre esse tema, como as de Sandra Beckett (1997), Daniel Delbrassine (2002, 2006), João Luís Ceccantini (1993, 2000), Geffard-Lartet (2005) e Danielle Thaler (2002). Em seguida, empreendeu-se a análise da Série Vaga-Lume da Editora Ática, uma coleção pioneira no Brasil na publicação de narrativas voltadas para o jovem leitor, e também dos romances finalistas do prêmio Jabuti, selecionados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) nos anos de 2006 a 2008, na categoria melhor livro juvenil . As obras analisadas procuram seduzir um leitor em formação, com estratégias particulares ligadas a escolhas temáticas e formais. O tema da educação nessas obras é uma vertente importante, visto que a personagem jovem, ao final das provas enfrentadas, apresenta um acréscimo de experiência. Compreender, enfim, as tendências da narrativa juvenil na contemporaneidade envolve a discussão da especificidade desse campo e a análise intrínseca das obras lançadas no mercado com a denominação de juvenis. |
Abstract: | This study investigates the specificities of contemporary Brazilian youth literature based on the initial hypotheses that such works attempt to establish an educational process for life. The concept of education is based on Bildungsroman (or formation novel), a genre whose paradigm is Goethe s Wilhelm Meister s Apprenticeship. The human-centred formation in this novel goes beyond purely practical teachings and leads the main character towards a maturity process promoted by existential ordeals. Thus, Meister s educational principles are taken into account in order to observe how the educational issue is represented in youth literature. This theoretical research aims to discuss the possible relationship between formation novels and youth literature as well as its characteristics. Works by Sandra Beckett (1997), Daniel Delbrassine (2002, 2006), João Luís Ceccantini (1993, 2000), Geffard-Lartet (2005), and Danielle Thaler (2002) were used as reference. Furthermore, the Vaga-lume Series published by Editora Ática was analysed. The series is a pioneering collection in Brazil as regards publishing novels for young readers. The analysis also included the finalist novels for the Jabuti Prize which were selected by Câmara Brasileira do Livro (CBL) from 2006 to 2008 in the Best Youth Book category. Readers undergoing a formation process feel seduced by specific strategies related to thematic and formal choices used in such novels. The educational issue is important due to the fact that the young character shows greater experience after facing ordeals. Therefore, in order to understand the tendencies in contemporary youth narratives, it is necessary to discuss its features and carry out an intrinsic analysis of works published under the heading of youth literature. |
Palavras-chave: | Narrativa juvenil especificidade formação Bildungsroman Romance de formação Literatura juvenil Série Vaga-Lume prêmio literário Youth narratives specificitie formation Bildungsroman formation novel juvenile literature vaga-Lume Series literary award 1. Narrativas Juvenis 2. Literatura Juvenil 3. Série Vaga-Lume 4. Romance de Formação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Linguistica, Letras e Artes |
Programa: | Doutorado em Letras e Linguistica |
Citação: | CRUVINEL, Larissa Warzocha Fernandes. Narratives Juvenile Brazilian: in search of specificity of gender. 2009. 190 f. Tese (Doutorado em Linguistica, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2849 |
Data de defesa: | 9-Out-2009 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras e Linguística (FL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - LARISSA.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.