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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma Análise da Proposta Pedagógica da Avaliação da Aprendizagem no Contexto dos Ciclos de Formação de Rede Municipal de Educação de Goiânia de 1998 a 2010
Autor: SILVA, Marcos
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5197438652110783
Primeiro orientador: CHAVES, Sandramara Matias
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8215617614854729
Resumo: A presente dissertação aborda a temática da avaliação no contexto dos ciclos de formação da Rede Municipal de Educação de Goiânia, Goiás. A proposta de investigação foi direcionada basicamente para as seguintes indagações: Como gestores e professores compreendem a proposta dos ciclos de formação e avaliação da aprendizagem? Quais as características da proposta de avaliação para Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME)? Quais as dificuldades e os avanços que os professores identificam na proposta de avaliação no contexto dos ciclos de formação? Ao buscar respostas para essas questões, pude formular o objeto da pesquisa pautado nos seguintes termos: identificar a compreensão de gestores e professores sobre ciclos de formação e avaliação da aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a proposta de avaliação da aprendizagem nos ciclos de formação na RME e seus aspectos pedagógicos na concepção de gestores e professores no período de 1998 a 2010. A metodologia foi direcionada por uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, na qual investigamos a avaliação no contexto dos ciclos. Para realizar a pesquisa utilizamos como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, realizadas com gestores e professores da RME, além de análise documental das diretrizes e propostas político pedagógicas do período abordado. As fundamentações teóricas se apoiaram, principalmente, nas concepções de avaliação de Cabrera, Chaves, Hoffmann, Rosales, Luckesi, Dalben, Tiballi, dentre outros. A investigação explicitou que, tanto na visão de gestores quanto de professores existe um entendimento da proposta de forma coerente com as diretrizes curriculares da RME. Foi possível detectar as principais dificuldades e avanços dos processos avaliativos nesse sistema de ensino. Um dos fatores agregados a essa realidade, foi o fato de que os professores não participaram do processo de implantação dos ciclos, o que ocasionou e ainda gera bastante resistência principalmente nos aspectos referentes à avaliação.
Abstract: The main subject of this dissertation is assessment in Educational Cycles in Goiânia‟s Municipal School System. The investigation was directed basically for these questions: how school managers and teachers understand the Cycles of evolution´s proposal and the assessment of learning? What are the characteristics of the assessment proposal for Goiânia‟s Municipal School System? What are the difficulties and improvements identified by teachers on the assessment proposal in the cycles of evolution context? On the way to get answers for those questions, could raise the research´s object based on this terms: identify the understanding of Scholl managers and teachers about Educational Cycles and assessment of learning. The main objective of this research was understand the Educational Cycles assessment of learning proposal in the Goiania´s municipal school system and their pedagogical aspects in the school managers and teachers point of view from 1998 to 2010. The methodology was based on a qualitative approach, as a case study, that investigated the assessment in the context of the Educational Cycles. To conduct the research was used as tool for data collection semi-structured interviews with School managers and teacher from Goiania‟s Municipal School System and document analysis of guidelines and educational policy proposals of the period covered. The theoretical foundations relied mainly on conceptions of assessment from: Cabrera, Chaves, Hoffmann, Rosales, Luckesi, Dalben, Tiballi among others. The research shows that there is an agreement between both school managers and teacher‟s point of view and the curriculum guidelines of Goiania‟s Municipal School System. It was possible identify the mainly difficulties and improvements on the evaluation‟s process in this education system. One of the factors added to this reality, was the fact that teachers did not participate in the implementation process of Educational Cycles, which caused and still causes a lot of resistance to the proposal especially in aspects related to assessment.
Palavras-chave: Ciclos de formação
avaliação
políticas públicas
Formation cycles
evaluation
public polices
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Marcos. Uma Análise da Proposta Pedagógica da Avaliação da Aprendizagem no Contexto dos Ciclos de Formação de Rede Municipal de Educação de Goiânia de 1998 a 2010. 2011. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/550
Data de defesa: 15-Jun-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

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