Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/568
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Relação entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Ambiental
Autor: PARANHOS, Rones de Deus
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9743767959125352
Primeiro orientador: SHUVARTZ, Marilda
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7325765815766484
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de caso com intuito de discutir a relação existente entre a Educação Ambiental (EA) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal, onde se observou a forma como os professores abordam a questão ambiental em suas aulas e qual postura de Educação Ambiental é manifestada ao tratar tal temática.A educação ambiental (EA), desde que surgiu como uma proposta para a discussão de temas ligados ao meio ambiente no ensino formal, vem sendo alvo de discussões no mundo acadêmico no que concerne à sua própria definição, metodologias e sua constituição enquanto uma área do conhecimento. Da mesma forma, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que se faz presente em nosso país desde o período colonial e tem se modificado em suas propostas, vinculando-se às políticas de acordo com o contexto sócio - histórico do país. Atualmente a EJA possui como proposta a formação de um cidadão mais crítico e participativo no contexto em que se encontra, vindo ao encontro das propostas da EA crítica. No âmbito das políticas públicas há a preocupação em estabelecer o vínculo entre a EA e a EJA, o que pode ser observado na Política Nacional de Educação Ambiental Lei nº 9.795 e na própria Constituição Federal de 1988, que preconiza a sua inserção em todos os níveis de ensino.O estudo teve como fundamentação as políticas públicas de EA e EJA no país e foi realizado nos moldes de estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Goiânia, GO, no ano de 2008. Os resultados foram obtidos por meio de estudos de documentos, de questionários, observações sistemáticas e anotações. A Proposta Político Pedagógica para a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos da SME / Goiânia não trata de forma explícita sobre a EA, no entanto o não engessamento de seu currículo possibilita o vínculo entre a EA e a EJA no cotidiano escolar. Para institucionalizar o entrelace (EA/EJA) é necessária a reformulação da proposta.Os professores apresentam dificuldades para trabalharem com a educação de adultos e com a EA, ligadas aos aspectos da formação. Nas aulas observamos a presença do tema meio ambiente, contudo numa abordagem conservacionista, de caráter utilitarista dos recursos ambientais. A inserção da Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva crítica, se faz necessária, pois os alunos possuem um histórico de vida no qual estão imbuídas as transformações que o ambiente passou ao longo do tempo, possibilitando-lhes desconstruir e reconstruir valores acerca da relação do homem com o ambiente
Palavras-chave: Educação Ambiental
Educação de Jovens e Adultos, Meio Ambiente
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
Citação: PARANHOS, Rones de Deus. A Relação entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Ambiental. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/568
Data de defesa: 9-Abr-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paranhos_Rones.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.