Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10034
Tipo do documento: Dissertação
Título: O componente físico-natural vegetação no ensino de geografia em escolas estaduais do município de Inhumas-GO
Título(s) alternativo(s): L’élement physique-naturel végétation dans l'enseignement de la géographie à l'école à Inhumas-GO
Autor: Souza, Clara Lúcia Francisca de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9886404499460478
Primeiro orientador: Morais, Eliana Marta Barbosa de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3615558165803518
Primeiro membro da banca: Morais, Eliana Marta Barbosa de
Segundo membro da banca: Alves, Adriana Olívia
Terceiro membro da banca: Oliveira, Ana Paula de
Resumo: Aborda-se, na presente pesquisa, o componente físico-natural vegetação na perspectiva de compreender como tem sido encaminhado o seu ensino na Geografia Escolar de Inhumas-GO. Consideramos que a vegetação do município se diferencia do que comumente é apresentado como característica do Cerrado e que as diferenças não são representadas em livros didáticos, revistas e até mesmo em vídeos que abordam o Cerrado. Para a compreensão de tal componente físico-natural levou-se em consideração a relação que ele estabelece com os demais componentes do espaço geográfico, visto que ele resulta da interação entre a rocha, o solo, o relevo, o clima, a água, entre outros, bem como com as relações sociais estabelecidas na forma como a sociedade constrói o espaço geográfico. A partir desses referenciais estabeleceu-se como objetivo geral analisar o ensino da vegetação como um componente físico-natural do espaço na disciplina de Geografia em escolas estaduais do município de Inhumas-GO. E como objetivos específicos procura-se verificar como o tema vegetação é trabalhado na Geografia Escolar, no currículo e nas práticas pedagógicas; evidenciar como a Geografia pode trabalhar com o componente vegetação sob a perspectiva do espaço geográfico; e propor metodologias de ensino, em conjunto com os professores das escolas pesquisadas, para abordar o tema nas aulas de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental (EF). Para alcançar esses objetivos, optou-se pela metodologia de pesquisa qualitativa, visto que esta metodologia possibilita analisar o objeto de forma minuciosa, partindo da sensibilidade e das condições do contexto pesquisado. Como procedimentos metodológicos realizou-se levantamento bibliográfico, análise de livros didáticos, análise do Currículo Referência da REE de Goiás, entrevista, trabalho de campo e oficina sobre os componentes físico-naturais do espaço geográfico. O levantamento bibliográfico foi realizado em livros, artigos, teses e dissertações, com o intuito de analisar e refletir sobre o ensino de Geografia, da Geografia Escolar, dos componentes físico-naturais do espaço geográfico, da vegetação e do Cerrado. A análise de livros didáticos foi realizada para compreender como a vegetação é abordada por eles. A análise documental do Currículo Referência da REE de Inhumas-GO consistiu em identificar como era abordado o conteúdo vegetação nos 6° e 7° anos do EF, fase em que no currículo se estuda a vegetação na disciplina de Geografia. Foram entrevistados cinco professores de Geografia para verificar como o conteúdo vegetação é trabalhado na Educação Básica e quais metodologias de ensino têm sido utilizadas. Foi desenvolvida uma oficina com o intuito de apresentar propostas de como ensinar o conteúdo vegetação, considerando a realidade vivida por alunos e professores de Geografia que atuam/vivem no município de Inhumas-GO. Para atingir esse objetivo confeccionou-se um conjunto de mapas temáticos do município (localização, geologia, geomorfologia, solos, vegetação) e realizou-se um trabalho de campo. Na análise do Currículo foi constatado que não se tem dado a devida importância à abordagem do componente vegetação e, consequentemente, do Cerrado. Sobre os livros didáticos pôde-se concluir que houveram avanços mais significativos na abordagem do Cerrado em uma coleção que nas demais. Este estudo permitiu compreender que o município de Inhumas-GO, ainda que seja pertencente ao domínio morfoclimático do Cerrado, não possui todas as fitofisionomias pertencentes ao Cerrado, em especial, as comumente demonstradas nos livros didáticos. E que, embora as fitofisionomias do Cerrado presentes no município se encontrem na literatura científica, elas ainda estão distantes do que comumente é ensinado nas escolas da Educação Básica.
Abstract: Dans cette recherche on approche la végétation comme un élément physique-naturel pour comprendre leur enseignement dans la discipline Géographie à l‘école à Inhumas-GO. On a considéré que la végétation de la municipalité de Inhumas est différente que généralement est présentée comme la caractéristique du Cerrado et les différences ne sont pas réprésentées dans les manuels, les revues et même aux vidéos qui approchent sur le Cerrado. Pour comprendre cet élément on a considéré leur relation avec les autres éléments physique-naturels, depuis que la végétation enveloppe la roche, le sol, le relief, le climat, l’eau, entre autres, ainsi que les relations sociales établies par la société dans la construction de l’espace géographique. À partir de ces référentiels on a établi l’objectif général d’analyser l’enseignement de la végétation comme un élément physique-naturel de l’espace dans la discipline de Géographie aux écoles publiques de la municipalité de Inhumas. Les objectifs spécifiques ont été vérifier comme le thème végétation est enseigné dans la discipline Géographie à l’école, au programme scolaire et dans les pratiques pédagogiques; montrer comme la Géographie peut travailler avec l’élément végétation sous l’angle de l’espace géographique; et proposer des méthodes pédagogiques, avec les professeurs des écoles récherchées pour enseigner le thème aux cours de géographie à les dernières années de l’école primaire (EF). Pour atteindre ces objectifs, on a opté par la méthode de la recherche qualitative, pour permettre l’analyse de l’object avec détail, en départ de la sensibilité et des conditions du contexte étudié. Pour la réalisation des études on a fait la recherche bibliographique, l’analyse des manuels, du Currículo Referência de la REE de l’état de Goiás, des entrevues, du travail sur le terrain et de la pratique pédagogique sur les éléments physique-naturels de l’espace géographique. La recherche bibliographique a été réalisé en livres, articles, thèses de doctorat et des memoires de maîtrise, avec l’objectif d’analyser et réfléchir sur l’enseignement de Géographie, sur la discipline Géographie à l’école, des éléments physique-naturels de l’espace géographique, la végétation et le Cerrado. L’analyse des manuels a été réalisé pour comprendre l’approche sur la végétation. L’analyse documentaire du Currículo Referência de la REE à Inhumas-GO consisté en identifier comme est l’enseignement du contenu végétation dans la discipline Géographie dans les 6º et 7º années de l’EF. On a été entrevues cinq professeurs de Géographie pour vérifier l’enseignement de la végétation à l’école primaire et quelles ont été les pratiques pédagogiques utilisées. On a été développé une pratique pédagogique avec l’intention de présenter des proposes sur l’enseignement du contenu végétation, en considérant la réalité vécue des élèves et des professeurs de Géographie qui agissent/vivrent à Inhumas-GO. On a fait un ensemble de cartes thématiques de la municipalité (situation géographique, géologie, géomorphologie, sols, végétation) et on a fait un travail sur le terrain. Dans l’analyse du curriculum a été constaté que l’approche de l’élément végétation n’est pas importante et, par conséquent, du Cerrado. Sur les manuels on a conclu que on a eu des avancées plus significatives sur l’approche du Cerrado seulement dans une collection. Cet étude a compris que la municipalité de Inhumas-GO, même qui soit au domaine du Cerrado, n’a pas de tous les caractéristiques du Cerrado et, même si elles sont dans la littérature scientifique, elles ne sont pas commune à l’école primaire.
Palavras-chave: Geografia escolar
Componentes físico-naturais
Cerrado
Inhumas-Goiás
Géographie à l’école primaire
Éleménts physique-naturels
Cerrado
Inhumas-Goiás
Área(s) do CNPq: GEOCIENCIAS::GEOGRAFIA FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia (IESA)
Citação: SOUZA, Clara Lúcia Francisca de. O componente físico-natural vegetação no ensino de geografia em escolas estaduais do município de Inhumas-GO. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10034
Data de defesa: 10-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (IESA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Clara Lúcia Francisca de Souza - 2019.pdf11,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons