Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10055
Tipo do documento: Dissertação
Título: O gênero discursivo charge no contexto escolar: contribuições para a formação do sujeito leitor crítico no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The discursive genre charge in school context: contributions to the formation of the critical reader in high school
Autor: Ramos, Eunice Brandão da Conceição
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3276110217222729
Primeiro orientador: Oliveira, Ilse Leone Borges Chaves de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2436302774611112
Primeiro membro da banca: Oliveira, Ilse Leone Borges Chaves de
Segundo membro da banca: Moura, Elisandra Filetti
Terceiro membro da banca: Carvalhaes, Wesley Luis
Resumo: A presente pesquisa objetiva investigar como o gênero discursivo charge tem sido trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa para construir o sujeito leitor crítico no ensino médio e quais procedimentos de leitura possibilitam a compreensão dos discursos presentes nas charges. A sustentação teórica vem das contribuições do filósofo Mikhail Bakhtin, da Análise do Discurso de linha francesa, dos estudos de Brian Street sobre letramento e das concepções de alguns estudiosos do gênero charge. Os participantes são os alunos da 2ª série do ensino médio e uma professora regente de Língua Portuguesa em uma escola estadual militar no interior de Goiás. É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Nessa pesquisa, tanto o pesquisador quanto os participantes refletem sobre a ação e buscam caminhos para intervir na realidade social. Mediante questionários semiestruturados, gravações em áudio/vídeo e atividades de leitura diversificadas, os dados são levantados e analisados à luz do aparato teórico do estudo com a finalidade de elaborar uma proposta de intervenção mediada pela pesquisadora. A mediação pedagógica gerou o produto educacional, que consiste em um e-book disponibilizado em plataforma digital e apresentado aos professores de Língua Portuguesa da escola participante e de outras escolas da coordenação regional de ensino.
Abstract: The present research aims to investigate how the genre discursive cartoon has been worked in the Portuguese language classes to construct the critical reader subject in high school and which reading procedures make possible the understanding of the speeches present in the cartoons. The theoretical support comes from the contributions of the philosopher Mikhail Bakhtin, the Discourse Analysis the French line, the Brian Street studies on literacy and the conceptions of some authors of the genre cartoon. The participants are the students of the second grade of high school and a Portuguese language teacher at a state military school in the interior of Goiás, Brazil. It is a qualitative research of the research-action type. In this research both the researcher and the participants reflect on the action and search ways to intervene in social reality. Through semi-structured questionnaires, audio/ video recordings and diversified reading activities the data are collected and analyzed in the light of the theoretical apparatus of the study with the purpose of elaborating a proposal of intervention mediated by the researcher. Pedagogical mediation generated the educational product consisting of an e-book that will be made available on a digital platform and presented to the Portuguese language teachers of the participant school and other schools of regional education coordination.
Palavras-chave: Ensino
Gênero
Discurso
Charge
Letramento
Teaching
Genre
Speech
Cartoon
Literacy
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: RAMOS, Eunice Brandão da Conceição. O gênero discursivo charge no contexto escolar: contribuições para a formação do sujeito leitor crítico no ensino médio. 2019. 235 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10055
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Eunice Brandão da Conceição Ramos - 2019.pdf3,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons