Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10060
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conhecimento matemático e suas significações: professores de matemática em formação inicial no clube de matemática
Título(s) alternativo(s): Mathematical knowledge and their meanings: pre-service mathematics teachers in the mathematics club
Autor: Silva, Mayline Regina
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5485591353688776
Primeiro orientador: Cedro, Wellington Lima
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1123884255260078
Primeiro membro da banca: Cedro, Wellington Lima
Segundo membro da banca: Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Terceiro membro da banca: Matos, Fabiana Fiorezi de Marco
Resumo: O presente trabalho se propõe apresentar ações formativas em prol da significação do conhecimento matemático em um grupo de professores de matemática em formação inicial da Universidade Federal de Goiás, participantes do projeto Clube de Matemática. Neste, estão presentes os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, teoria da atividade e teoria do ensino desenvolvimental, bem como os princípios da Atividade Orientadora de Ensino, alicerçadas nas ideias de Vigotski, Leontiev, Davidov e Moura. O objetivo da investigação foi buscar indícios para compreender o processo de significação do conhecimento matemático por parte de professores de matemática em formação inicial. Propusemos, para tanto, sistematizar as ações formativas com o grupo de sujeitos, com a intenção de organizar um espaço formativo de estudos e discussões acerca do movimento lógico-histórico do conhecimento matemático, do papel da coletividade no processo e da compreensão da constituição da atividade pedagógica na significação do conhecimento matemático, motivados pela pergunta investigadora: como futuros professores de matemática se transformam mediante o processo de significação do conhecimento matemático por meio dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural presentes no Clube de Matemática? Os resultados nos mostraram a necessidade de elaboração de espaços formativos que contemplem situações que visem a humanização, em que haja busca de sentidos e significados acerca da relação entre teoria e prática docente, em que a aprendizagem da docência perpasse a necessidade da organização do ensino de matemática de acordo com a concepção de conhecimento compreendido como aquele produzido pelo ser humano, na história, evidenciando suas necessidades por meio da sua convivência social.
Abstract: The subsequent work presents proposals to formative actions on mathematical knowledge signification in a group of math teachers, all of which being members of the Mathematics Club Project and under initial formation at the Federal University of Goiás. In the following content, there are the presuppositions of Historic-Cultural Theory, as well as the principles of Guided Teaching Activity, based upon the ideas of Vigotski, Leontiev, Davidov e Moura. The objective of the investigation was to find evidence to understand the process of assimilating mathematical knowledge that new math teachers undergo. With that in mind, we introduced the systematisation of formative actions among the subject group with the intention of organising a formative space for study and discussions, and the topics revolved around the Logic-Historical Movement of Mathematical Knowledge, the role of the collectivity on this process and the constitutional comprehension of math pedagogical activity, all motivated by the instigating question: how future math scholars transform under the process of mathematics knowledge signification by means of presuppositions of Historic-Cultural Theory present on Math Club Project? The results revealed the need to elaborate formative spaces that provide an environment to support humanisation, the search for meaning and significance for the relationship between theoretical and practical instruction and that teaching learning surpasses the need for organising math teaching according to the conception that knowledge is understood as that produced by the human being, in history, evidencing their needs through their social coexistence.
Palavras-chave: Formação inicial de professores de matemática
Conhecimento matemático
Significação
Atividade pedagógica
Pre-service mathematics teacher
Teacher education
Mathematical knowledge
Pedagogical activity
Meaning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)
Citação: SILVA, M. R. Conhecimento matemático e suas significações: professores de matemática em formação inicial no clube de matemática. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10060
Data de defesa: 3-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Mayline Regina Silva - 2019.pdf4,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons