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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10166
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso de instrumentos midiáticos no processo de escolarização de alunos com diagnóstico de deficiência na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | The use of media instruments in the schooling processes the students with intellectual disability diagnosis in basic education |
Autor: | Silva, Fernanda Cinthya de Oliveira |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/4558682277266893 |
Primeiro orientador: | Mesquita, Deise Nanci de Castro |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/4043217912376564 |
Primeiro membro da banca: | Mesquita, Deise Nanci de Castro |
Segundo membro da banca: | Mantoan, Maria Teresa Eglér |
Terceiro membro da banca: | Hidalgo, Kenia Ribeiro da Silva |
Quarto membro da banca: | Dalla Déa, Vanessa Helena Santana |
Resumo: | Esta dissertação discute a escolarização de alunos com diagnóstico de deficiência, em uma instituição pública estadual de Educação Básica, na cidade de Trindade, Goiás. A pesquisa teve por objetivo planejar, desenvolver, avaliar e reorganizar um conjunto de atividades de leitura e escrita com a utilização de instrumentos midiáticos de acesso à rede global, a partir das concepções de inclusão (MANTOAN, 1997, 2001, 2002, 2003 e 2004), defectologia (VYGOTSKY, 1989, 1991, 1995, 1997 e 2011) e letramento (SOARES, 1998, 2004a, 2004b, 2008 e 2010). Este material didático privilegiou o ensino de conteúdos de português e matemática presentes no Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino e foi trabalhado colaborativamente com os demais professores regentes e de apoio, buscando identificar e respeitar os interesses, as necessidades e as singulares cognitivas dos alunos. Os dados foram coletados em uma sala de aula regular do 2º ano do ensino médio e nos atendimentos educacionais especializados de uma sala de recurso multifuncional, onde dois alunos com diagnóstico de deficiência intelectual encontravam-se matriculados, durante o segundo semestre letivo de 2015. As análises desta experiência evidenciam os limites e dificuldades enfrentados ao longo da pesquisa-ação, mas também indicam a potencialidade das tecnologias de informação e comunicação como meios de interação do aluno com diagnóstico de deficiência na sociedade letrada, a partir da veiculação de suas produções escritas, pictóricas etc., em e-mails, blogs, whatsapp e outros aplicativos. |
Abstract: | This dissertation discusses the educational process of students with deficiency diagnosis, attending a public High School which is located in Trindade, Goiás, Brazil. The objectives of this research were to plan, develop, evaluate and reorganize a set of reading and writing activities with the use of midiatic resources linked to global network, applying theoretical concepts of inclusion (MANTOAN, 1997, 2001, 2002, 2003, 2004), defectology (VYGOTSKY, 1989, 1991, 1995, 1997, 2011) and literacy (SOARES, 1998, 2004a, 2004b, 2008, 2010). This didactic material highlighted the study of Portuguese and mathematics contents presented in the Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino and was developed collaboratively by leading and supporting teachers, who aimed at identifying and respecting students' interests, needs and cognitive singularities. The data were collected in a regular senior class (2ºano do ensino médio) and in a room with multifunctional tools (Atendimento Educacional Especializado), where two students diagnosticated with intellectual disabilities were enrolled during the second semester of school year in 2015. The analysis of this experience point out the limitations and difficulties faced throughout the action-research, but also indicate the potential support of information and communications technologies as a means of interacting with literate society, mainly for students with deficiency diagnosis who wish to disseminate their written, pictorial and other productions, by e-mails, blogs, whatsapp and other electronic appliances. |
Palavras-chave: | Inclusão Letramento TICs Teaching knowledge Escolarização básica Inclusion Literacy ICTs Basic education |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE) |
Citação: | SILVA, F. C. O. O uso de instrumentos midiáticos no processo de escolarização de alunos com diagnóstico de deficiência na educação básica. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10166 |
Data de defesa: | 23-Jan-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE) |
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