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Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência do Enem no processo de formação de leitores no ensino médio: uma proposta funcionalista para o ensino de leitura
Título(s) alternativo(s): The influence of Enem in the process of formation of readers in hgh school: a functionalist proposal for the teaching of reading
Autor: Silva, Ângela Rafael de Sousa
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3890782739185789
Primeiro orientador: Moura, Elisandra Filetti
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9971042664882129
Primeiro membro da banca: Moura, Elisandra Filetti
Segundo membro da banca: Oliveira, Ilse Leone Borges Chaves de
Terceiro membro da banca: Silva, Leosmar Aparecido da
Resumo: Surgido em 1998 e reformulado em 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) impacta fortemente o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Assim, esta dissertação parte da hipótese de que os itens do Enem de Língua Portuguesa favorecem a compreensão leitora de alunos do Ensino Médio, contribuindo para a formação humanística do sujeito leitor. Esta pesquisa justifica-se devido à urgência de se pensar metodologias de ensino de Língua Portuguesa, porque leitura proficiente é fundamental para todo cidadão. Logo, propõe analisar as relações entre Matriz de Habilidades e Competências do Enem e o Currículo Referência (CR) da Seduc-GO, avaliando se de fato contribuem para a formação de leitores proficientes, segundo o viés funcionalista da linguagem. Após estudo bibliográfico, realizou-se com os sujeitos da pesquisa uma sequência didática de natureza funcionalista sobre leitura. Conforme os objetivos específicos: analisar a abordagem de leitura proposta no CR da Seduc e a Matriz de Competências e Habilidades do Enem; identificar concepções de língua e de leitura, presentes no CR da Seduc, comparando-as à Matriz de Competências e Habilidades do Enem; verificar habilidades de leitura dos sujeitos da pesquisa sobre os itens de leitura do Enem de 2016 e propor atividades de leitura que envolvam habilidades cognitivas. Em relação ao referencial teórico, partiu-se dos estudos de Afonso (2009), Antunes (2009, 2014), Bakhtin/Volochinov (2006), Bunzen (2006), Chartier (2001), Colemer (2002), Freitas (1995, 2014), Geraldi (2012, 2015), Halliday e Hasan (1991), Kleiman (2011), Koch (2007), Koch e Elias (2015), Marcuschi (2008), Miguel (2015), Neves (1997, 2002, 2010), Sacristan (1998, 2000), Schneuwly e Dolz (2004), Solé (1998) e Suassuna (2012), entre outros. Após realizar essa pesquisa de natureza funcionalista, empregando alguns elementos da Linguística Textual; pode-se afirmar que os princípios de textualidade são importantes para a produção de sentidos e para a elaboração de argumentos com sugestões de soluções para as situações propostas.
Abstract: The Enem emerged in 1998, it was reformulated in 2009 and impacts the teaching of Portuguese in high school. Thus, this dissertation starts from the hypothesis that the items of Enem of the Portuguese Language favor the reading comprehension of high school students, contributing to the humanistic formation of the reading subject. This research is justified due to the urgency of thinking about Portuguese language teaching methodologies, because proficient reading is fundamental for every citizen. Therefore, it proposes to analyze the relationships between Enem's matrix of skills and competences and the Seduc-GO CR, if in fact they contribute to the formation of proficient readers, according to the functionalist bias of language. After a bibliographic study, a functionalist didactic sequence on reading was carried out with the research subjects. According to the specific objectives: to analyze the reading skill proposed in the Seduc CoR and the Enem Skills and Abilities Matrix [UdW1]; identify language and reading conceptions present in the Seduc CR, comparing them to the Enem Skills and Abilities Matrix, to verify reading skills of the research subjects about the 2016 Enem reading items and to propose reading activities that involve cognitive skills. Regarding the theoretical framework, it was based on the studies by Freitas (1995, 2014); Afonso (2009); Sacristan (1998, 2000), Mikhail Bakhtin / Volochinov (2006); Halliday and Hasan (1991); Antunes (2009, 2014); Neves (1997, 2002, 2010); Geraldi (2015, 2012); Marcuschi (2008); Kleiman (2011); Koch (2007); Solé (1998), Koch and Elias (2015), Colemer (2002) and Chartier (2001); Bunzen (2006); Suassuna (2012); Miguel (2015) and, finally, Schneuwly and Dolz (2004), among others. After performing this research of a functionalist nature, employing some elements of Textual Linguistics; It can be affirmed that the principles of textuality are important for the production of meanings and for the elaboration of arguments with suggestions for solutions to the proposed situations.
Palavras-chave: Ensino
Leitura
Avaliação
Enem
Blog
Teaching
Reading
Evaluation
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: SILVA, Â. R. S. A influência do Enem no processo de formação de leitores no ensino médio: uma proposta funcionalista para o ensino de leitura. 2019. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10177
Data de defesa: 23-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

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