Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10196
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de história e o teatro universitário brasileiro: uma proposta com Carcará: não vai morrer de fome do Corpoencena da UFG/RC
Título(s) alternativo(s): History education and the brazilian university theater: a proposal with a Carcara: will not die hungry from the UFG/RC Corpoencena
Autor: Borges, Michele Christine
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8888061212825764
Primeiro orientador: Costa, Ismar da Silva
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0676012960180125
Primeiro membro da banca: Arantes, Luiz Humberto Martins
Segundo membro da banca: Santos, Marcia Pereira dos
Resumo: A intenção investigativa passa por elaborar uma proposta teórico-metodológica para o ensino de História no ensino médio, a partir da análise e sistematização dos processos criativos com fontes literárias, teatrais e audiovisuais imanentes à produção da encenação Carcará: não vai morrer de fome, realizada pelo Grupo Corpoencena da UFG/RC, que se encontram inseridas no contexto de movimentos artístico-culturais de resistência à ditadura militar brasileira nos anos 1960. O texto encontra-se encenado em três atos, demarcados pelos roteiros a seguir: No primeiro ato, descrevemos a História do Corpoencena; situamos o Carcará como produção do Corpoencena; apontamos as fontes motivadoras; marcamos a montagem e apresentações em festival e colóquio. No segundo ato, investigamos as fontes literárias, teatrais e audiovisuais imanentes à produção da encenação, em especial as que compõem a cena do teatro universitário brasileiro. Já no terceiro ato, dialogamos com autores da área e com os apontamentos de políticas educacionais curriculares acerca dos temas transversais, multiculturais e interdisciplinares; realizamos a sistematização de uma proposta teórico- metodológica para o ensino de História. Como metodologia, utilizamos as fontes advindas da literatura, artes visuais, música, em composição com as artes cênicas: Morte e Vida Severina (e montagens cênicas); a pintura digital Di Cavalcanti; Os Retirantes de Cândido Portinari; a música Carcará no contexto do Teatro Opinião e do Grupo Barbatuques. E ainda os dados de investigação que se encontram em anotações dos diários de campo, nos registros audiovisuais (fotos e vídeos), bem como em artigos e trabalhos acadêmicos. Esperamos que esta proposta possa, de alguma maneira, auxiliar e inspirar professores/as da área de História e outras áreas na realização de trabalhos coletivos, agregando saberes e superando desafios, escassez e as diferenças existentes em um momento em que nos encontramos frágeis na busca da esperança de mudanças na conjuntura política e nas relações sociais.
Abstract: The investigative intention is to elaborate a theoretical-methodological proposal for teaching history in high school, from the analysis and systematization of creative processes with immanent literary, theatrical and audiovisual sources, the production of the “Carcará: will not starve” staging performed by Grupo Corpoencena of UFG / RC, which are inserted in the context of artistic- cultural movements of resistance to the Brazilian military dictatorship in the 1960s of the twentieth century. The text is staged in three acts, demarcated by the following scripts: In the first act we describe the History of the Corpoencena; We situate Carcará as a production of Corpoencena; We narrate about the motivating sources; We mark the montage and present the Festival and Colloquium. In the second act we investigate the immanent literary, theatrical and audiovisual sources the production of the staging, especially those that make up the Brazilian university theater scene. In the third act, we dialogue with authors of the area and the notes of curriculum educational policies, which guide about dealing with cross-cutting, multicultural and interdisciplinary themes; We carried out the systematization of a theoretical-methodological proposal for the teaching of history. We used as methodology to analyze the sources of inspiration composed by the literature, visual arts, music in composition with the performing arts: Death Life Severina (and scenic montages); of digital painting Di Cavalcanti - The Retirantes of Cândido Portinari, of the song “Carcará” in the context of Teatro Opinion and Grupo Barbatuques. And the research data found in field diary notes, audiovisual records (photos and videos), as well as articles and scholarly work. We hope that this proposal can somehow help and inspire teachers from the field of history and other areas to carry out collective work, adding knowledge and overcoming challenges, scarcity and existing differences at a time when we are fragile in the hope of hope for change. in political conjunctures and social relations.
Palavras-chave: Educação
Ensino de História
Teatro universitário
Carcará: não vai morrer de fome
Education
History teaching
University theater
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Regional Catalão (RC)
Programa: Programa de Pós-graduação em História (RC)
Citação: BORGES, Michele Christine. Ensino de história e o teatro universitário brasileiro: uma proposta com Carcará: não vai morrer de fome do Corpoencena da UFG/RC. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10196
Data de defesa: 25-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História (RC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Michele Christine Borges - 2019.pdf2,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons