Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Michele Christine-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8888061212825764eng
dc.contributor.advisor1Costa, Ismar da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676012960180125eng
dc.contributor.referee1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.referee2Santos, Marcia Pereira dos-
dc.date.accessioned2019-11-22T13:06:45Z-
dc.date.issued2019-09-25-
dc.identifier.citationBORGES, Michele Christine. Ensino de história e o teatro universitário brasileiro: uma proposta com Carcará: não vai morrer de fome do Corpoencena da UFG/RC. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.eng
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10196-
dc.description.resumoA intenção investigativa passa por elaborar uma proposta teórico-metodológica para o ensino de História no ensino médio, a partir da análise e sistematização dos processos criativos com fontes literárias, teatrais e audiovisuais imanentes à produção da encenação Carcará: não vai morrer de fome, realizada pelo Grupo Corpoencena da UFG/RC, que se encontram inseridas no contexto de movimentos artístico-culturais de resistência à ditadura militar brasileira nos anos 1960. O texto encontra-se encenado em três atos, demarcados pelos roteiros a seguir: No primeiro ato, descrevemos a História do Corpoencena; situamos o Carcará como produção do Corpoencena; apontamos as fontes motivadoras; marcamos a montagem e apresentações em festival e colóquio. No segundo ato, investigamos as fontes literárias, teatrais e audiovisuais imanentes à produção da encenação, em especial as que compõem a cena do teatro universitário brasileiro. Já no terceiro ato, dialogamos com autores da área e com os apontamentos de políticas educacionais curriculares acerca dos temas transversais, multiculturais e interdisciplinares; realizamos a sistematização de uma proposta teórico- metodológica para o ensino de História. Como metodologia, utilizamos as fontes advindas da literatura, artes visuais, música, em composição com as artes cênicas: Morte e Vida Severina (e montagens cênicas); a pintura digital Di Cavalcanti; Os Retirantes de Cândido Portinari; a música Carcará no contexto do Teatro Opinião e do Grupo Barbatuques. E ainda os dados de investigação que se encontram em anotações dos diários de campo, nos registros audiovisuais (fotos e vídeos), bem como em artigos e trabalhos acadêmicos. Esperamos que esta proposta possa, de alguma maneira, auxiliar e inspirar professores/as da área de História e outras áreas na realização de trabalhos coletivos, agregando saberes e superando desafios, escassez e as diferenças existentes em um momento em que nos encontramos frágeis na busca da esperança de mudanças na conjuntura política e nas relações sociais.eng
dc.description.abstractThe investigative intention is to elaborate a theoretical-methodological proposal for teaching history in high school, from the analysis and systematization of creative processes with immanent literary, theatrical and audiovisual sources, the production of the “Carcará: will not starve” staging performed by Grupo Corpoencena of UFG / RC, which are inserted in the context of artistic- cultural movements of resistance to the Brazilian military dictatorship in the 1960s of the twentieth century. The text is staged in three acts, demarcated by the following scripts: In the first act we describe the History of the Corpoencena; We situate Carcará as a production of Corpoencena; We narrate about the motivating sources; We mark the montage and present the Festival and Colloquium. In the second act we investigate the immanent literary, theatrical and audiovisual sources the production of the staging, especially those that make up the Brazilian university theater scene. In the third act, we dialogue with authors of the area and the notes of curriculum educational policies, which guide about dealing with cross-cutting, multicultural and interdisciplinary themes; We carried out the systematization of a theoretical-methodological proposal for the teaching of history. We used as methodology to analyze the sources of inspiration composed by the literature, visual arts, music in composition with the performing arts: Death Life Severina (and scenic montages); of digital painting Di Cavalcanti - The Retirantes of Cândido Portinari, of the song “Carcará” in the context of Teatro Opinion and Grupo Barbatuques. And the research data found in field diary notes, audiovisual records (photos and videos), as well as articles and scholarly work. We hope that this proposal can somehow help and inspire teachers from the field of history and other areas to carry out collective work, adding knowledge and overcoming challenges, scarcity and existing differences at a time when we are fragile in the hope of hope for change. in political conjunctures and social relations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Moreira (francielemoreyra@gmail.com) on 2019-11-21T18:12:56Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Michele Christine Borges - 2019.pdf: 2154427 bytes, checksum: 6b22026dd1cc595e376e4cc1f51f9f8e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2019-11-22T13:06:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Michele Christine Borges - 2019.pdf: 2154427 bytes, checksum: 6b22026dd1cc595e376e4cc1f51f9f8e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-22T13:06:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Michele Christine Borges - 2019.pdf: 2154427 bytes, checksum: 6b22026dd1cc595e376e4cc1f51f9f8e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-09-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáseng
dc.publisher.departmentRegional Catalão (RC)eng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em História (RC)eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectTeatro universitáriopor
dc.subjectCarcará: não vai morrer de fomepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectUniversity theatereng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAeng
dc.titleEnsino de história e o teatro universitário brasileiro: uma proposta com Carcará: não vai morrer de fome do Corpoencena da UFG/RCeng
dc.title.alternativeHistory education and the brazilian university theater: a proposal with a Carcara: will not die hungry from the UFG/RC Corpoencenaeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História (RC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Michele Christine Borges - 2019.pdf2,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons