Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10231
Tipo do documento: Dissertação
Título: A aprendizagem da docência em matemática a partir da elaboração de uma situação desencadeadora da aprendizagem
Autor: Ferreira, Cezar Augusto
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7691792873044032
Primeiro orientador: Cedro, Wellington Lima
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1123884255260078
Primeiro coorientador: Silva, Maria Marta da
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/7010377350000094
Primeiro membro da banca: Moraes, Moema Gomes
Segundo membro da banca: Borowsky, Halana Garcez
Terceiro membro da banca: Cedro, Wellington Lima
Resumo: Nesta pesquisa discutimos a apropriação dos conhecimentos necessários para a aprendizagem da docência de futuros professores de Matemática a partir do desenvolvimento de uma situação desencadeadora de aprendizagem. A pergunta problematizadora da pesquisa foi “quais as contribuições do processo de elaboração de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem para a aprendizagem da docência de professores que participam do Clube de Matemática?” O principal objetivo foi investigar as contribuições do processo de elaboração de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem para a aprendizagem da docência de professores que participam do Clube de Matemática. Foram utilizados como aporte teórico os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e os elementos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino. A pesquisa estava vinculada ao projeto de pesquisa – Clube de Matemática - CluMat da Universidade Estadual de Goiás - Campus Quirinópolis. O projeto envolve a elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino que priorizam conteúdos matemáticos ensinados no Ensino Fundamental I e II.  Nessa perspectiva, os discentes do curso de licenciatura em Matemática que participam do CluMat -  sujeitos desta pesquisa - elaboraram uma tarefa de estudo sobre o conceito de números, a qual foi desenvolvida em turmas de 3º, 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Como caminho metodológico utilizou-se o experimento formativo e para obtenção dos dados um diário de campo do pesquisador e gravações em áudio e vídeo de 27 encontros, bem como registros fotográficos. A organização dos dados se deu a partir de três unidades de análise: 1 – A organização do ensino em movimento - O planejamento das ações da tarefa de estudo; 2 – A importância da coletividade como elemento preponderante para o desenvolvimento da SDA e, consequentemente, da aprendizagem da docência e 3 - A aprendizagem da docência em Matemática a partir da elaboração e desenvolvimento da SDA. A análise for organizada a partir das unidades de análise de Vygotsky (1993), os episódios e cenas de Moura (2004) e os flashes de Silva (2014). Os resultados nos deram indícios de que houve uma mudança de sentido nas ações que compõem a atividade pedagógica dos sujeitos, visto que a partir do desenvolvimento desses novos sentidos os futuros professores deram sinais de apropriação dos conhecimentos necessários para a prática docente, estabelecendo o movimento de aprendizagem da docência em Matemática a partir da elaboração de uma situação desencadeadora de aprendizagem no contexto do Clube de Matemática.
Abstract: This work was developed from the care with the appropriation of knowledge about the learning of teachers of future mathematics teachers. The question that guided this research was “what are the contributions of the process of elaborating a Learning Trigger Situation to the teaching learning of teachers who participate in the math club?” The main objective was to investigate the contributions of the process of elaborating a Triggering Learning Situation for the teaching learning of teachers who participate in the math club. The theoretical basis was based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory, the Activity Theory and the theoretical-methodological elements of the Teaching Guiding Activity. This research is linked to the research project - Mathematics Club / CluMat of the State University of Goiás Campus Quirinópolis. The project involves, elaborates and develops teaching activities that prioritize mathematical contents taught in both Elementary and Secondary Education. From this perspective, students of the Mathematics undergraduate course participating in CluMat - subjects of this research - elaborated a study task about the concept of numbers, which was developed in classes of 3rd, 4th, 5th and 6th grades of elementary school. The methodological approach was the formative experiment and to obtain the data a field diary of the researcher and audio and video recordings of 27 meetings, as well as photographic records. The data organization was based on three units of analysis: 1 - The organization of teaching in motion: The planning of the actions of the study task; 2 - The importance of collectivity as a preponderant element for the development of SDA and, consequently, of teaching learning and 3 - Learning of teaching in mathematics from the elaboration and development of SDA. For the analysis process were relevant the units of analysis of Vygotsky (1993), the episodes and scenes of Moura (2004) and flashes of Silva (2014). Regarding the results, there was evidence that there was a change of meaning in the actions that make up the pedagogical activity of the subjects, since from the development of these new meanings the future teachers gave signs of appropriation of the necessary knowledge for the teaching practice, establishing the learning movement of teaching in Mathematics from the elaboration of a triggering learning situation in the context of the Mathematics Club.
Palavras-chave: Formação inicial de professores de Matemática
Aprendizagem da docência
Conceito de número
Clube de Matemática
Situação desencadeadora da aprendizagem
Initial formation of mathematics teachers
Teaching learning
Number concept
Mathematics club
Triggering situation of learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)
Citação: FERREIRA, C. A. A aprendizagem da docência em matemática a partir da elaboração de uma situação desencadeadora da aprendizagem. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10231
Data de defesa: 23-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Cezar Augusto Ferreira - 2019.pdf2,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons