Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Marcos Tadeu Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4763954201145841eng
dc.contributor.advisor1Grisolio, Lilian Marta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7974584734106832eng
dc.contributor.referee1Grisolio, Lilian Marta-
dc.contributor.referee2Martinez, Fabiana Jordão-
dc.contributor.referee3Paula, Marise Vicente de-
dc.date.accessioned2019-12-30T15:51:37Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Marcos Tadeu Pereira de. “Cinema contra homofobia”: a utilização do cinema como recurso pedagógico contra a homofobia. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.eng
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10263-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo central propor a utilização do cinema como recurso pedagógico para discussões e combate de questões relativas à homofobia dentro do ambiente escolar. O intuito é auxiliar e na compreensão acerca da necessidade do aprimoramento das discussões sobre homofobia na sociedade e mais especificamente nas escolas. Desta forma, esta pesquisa tem como produto final uma proposta de intervenção pedagógica que foi nomeada de “Cinema contra a Homofobia”, utilizando para tal o filme Hoje eu quero voltar sozinho. Parte-se do entendimento de que a escola completa a formação do indivíduo, sendo função social do educador conscientizar os alunos e alunas sobre direitos e deveres, necessários à convivência social harmônica, principalmente diante dos índices alarmantes de violência e discriminação praticadas contra o grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais ou Transgêneros ( LGBTQ+) na atualidade. Logo, não há como deixar essas discussões à margem do processo educativo, especialmente considerando que a escola é um dos ambientes mais favoráveis à proliferação do preconceito, como o bullying homofóbico. Neste sentido, busca-se nesse trabalho demonstrar que é possível inserir essas discussões nas escolas como parte da relação ensino-aprendizagem através da utilização de recursos fílmicos e práticas pedagógicas de combate aos preconceitos e discriminações.eng
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo proponer el uso del cine como un recurso pedagógico para las discusiones y combatir los problemas relacionados con la homofobia en el entorno escolar. El objetivo es ayudar y comprender la necesidad de mejorar los debates sobre la homofobia en la sociedad y más específicamente en las escuelas. Por lo tanto, esta investigación tiene como producto final una propuesta de intervención pedagógica que se denominó "Cine contra la homofobia", utilizando la película Hoy quiero volver sola. Se basa en la comprensión de que la escuela completa la formación del individuo, siendo la función social del educador hacer que los estudiantes sean conscientes de los derechos y deberes necesarios para una convivencia social armoniosa, especialmente en vista de las alarmantes tasas de violencia y discriminación practicadas contra el grupo de estudiantes. Noticias de lesbianas, gays, bisexuales, transexuales o transgénero o transgénero (LGBTQ +) de hoy. Por lo tanto, estas discusiones no pueden quedar fuera del proceso educativo, especialmente teniendo en cuenta que la escuela es uno de los entornos más favorables para la proliferación de prejuicios, como el acoso homofóbico. En este sentido, este documento busca demostrar que es posible insertar estas discusiones en las escuelas como parte de la relación de enseñanza-aprendizaje mediante el uso de recursos fílmicos y prácticas pedagógicas para combatir los prejuicios y la discriminación.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Liliane Ferreira (ljuvencia30@gmail.com) on 2019-12-18T15:11:57Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Marcos Tadeu Pereira de Queiroz - 2019.pdf: 4637911 bytes, checksum: ab99088600117f79678c6d9b5980216d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2019-12-30T15:51:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Marcos Tadeu Pereira de Queiroz - 2019.pdf: 4637911 bytes, checksum: ab99088600117f79678c6d9b5980216d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-30T15:51:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Marcos Tadeu Pereira de Queiroz - 2019.pdf: 4637911 bytes, checksum: ab99088600117f79678c6d9b5980216d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáseng
dc.publisher.departmentRegional Catalão (RC)eng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em História (RC)eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHomofobiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectLGBTQ+por
dc.subjectHomophobiaeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAeng
dc.title“Cinema contra homofobia”: a utilização do cinema como recurso pedagógico contra a homofobiaeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História (RC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marcos Tadeu Pereira de Queiroz - 2019.pdf4,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons