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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aspectos midiáticos e culturais do estilo cinematográfico: a mise en scène na obra de Paul Thomas Anderson
Título(s) alternativo(s): Mediatic and cultural aspects of film style: the mise en scène in Paul Thomas Anderson's movies
Autor: Rabelo, Thiago da Silva
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6159420155328823
Primeiro orientador: Borges, Rosana Maria Ribeiro
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8386191325702205
Primeiro membro da banca: Abreu, Carla Luzia de
Segundo membro da banca: Oliveira, Rodrigo Cássio
Terceiro membro da banca: Carreiro, Rodrigo Octávio D'Azevedo
Resumo: A pesquisa possui como tema os aspectos midiáticos e culturais do estilo cinematográfico inerente à produção ficcional dos Estados Unidos. O corpus de trabalho é composto por dois longas-metragens dirigidos por Paul Thomas Anderson, a partir dos quais a intenção é compreender escolhas de mise en scène como recursos formais influenciados não apenas pelo que há de racional na experiência fílmica, mas também pela constante dinâmica afetiva mantida entre público e obra. A partir dos estudos de King (2005) e Biskind (2004) sobre a produção norte-americana independente da década de 1990, o objetivo principal é analisar como o diretor constrói a encenação em seus filmes de modo a revelar qualidades de sentimento a quem assiste, criando rupturas formais que o colocam à margem da produção mainstream de seu país. Nesse sentido, o estudo explora singularidades que, segundo Bordwell (2013), Oliveira Jr. (2013) e Aumont (2006), justificam uma possível oposição às convenções clássicas, sejam elas narrativas ou formais, estabelecidas por Hollywood. Para isso, é realizada uma análise aprofundada do estilo de Anderson com base nos filmes Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007) e Trama Fantasma (Phantom Thread, 2017), evidenciando, a partir do estudo dos dados obtidos, padrões e variações no que diz respeito às demais obras que compõem sua filmografia. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa e que adota como método a análise fílmica neoformalista descrita por Thompson (1988). Como resultado, a pesquisa constata que, em ambos os filmes, Anderson se interessa mais pelo desenvolvimento psicológico e emocional de seus personagens, além da relação mantida entre eles, do que por estruturas narrativas baseadas em esquemas tradicionais.
Abstract: The research has as its theme the midiatic and cultural aspects of film style in north american fictional cinema. The corpus is composed of two feature films directed by Paul Thomas Anderson, from which the intention is to understand mise en scène choices as formal resources influenced not only by what is rational in filmic experience, but also by the constant affective dynamics maintained between public and film. From the investigations of King (2005) and Biskind (2004) on independent American production of the 1990s, the main objective is to analyze how the director builds the mise en scène in his films in order to reveal emotional qualities to the audience, creating formal disruptions that put him on the fringes of his country's mainstream production. In this sense, the study will explore singularities that, according to Bordwell (2013), Oliveira Jr. (2013) and Aumont (2006), justify a possible opposition to the classical conventions, whether narrative or formal, established by Hollywood. For this, an in-depth analysis of Anderson's stylistic choices is performed based on the movies There Will Be Blood (2007) and Phantom Thread (2017), showing, based on the analysis of the obtained data, patterns and variations relevant to the comprehension of Anderson’s way of staging. Therefore, it is a qualitative approach research that will adopt as a method the neoformalist film analysis described by Thompson (1988). As a result, the research found that in both films Anderson is more interested in the psychological and emotional development of his characters, as well as in the relationship between them, than in narrative structures based on constant twists.
Palavras-chave: Estilo
Mise en scène
Cinema
Análise fílmica
Paul Thomas Anderson
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: RABELO, T. Aspectos midiáticos e culturais do estilo cinematográfico: a mise en scène na obra de Paul Thomas Anderson. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10439
Data de defesa: 19-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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