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Tipo do documento: Tese
Título: A construção do discurso autorreferencial do jornal O popular: o alicerce mítico na ecologia da interação comunicativa
Título(s) alternativo(s): The construction of the self-referential speech of The popular newspaper: the mythical foundation in the ecology of communicative interaction
Autor: Casaroli, Lutiana
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2631332044045876
Primeiro orientador: Couto, Elza Kioko Nakayama Nenoki do
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8282195794917233
Primeiro membro da banca: Couto, Elza Kioko Nakayama Nenoki do
Segundo membro da banca: Souza, Agostinho Potenciano de
Terceiro membro da banca: Cruz, Antônio Donizete da
Quarto membro da banca: Borges, Lorena Araújo de Oliveira
Quinto membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Resumo: Esta Tese tem como objetivo geral compreender como se dá a construção do discurso autorreferencial do jornal O Popular a partir da interpretação dos elementos da ecologia da interação comunicativa por meio das categorias do imaginário. A fundamentação teórica está calcada nos pressupostos da Ecolinguística, segundo Couto, H. (2016), e da Antropologia do Imaginário, de Gilbert Durand (2012). O principal questionamento que norteou o problema de pesquisa foi: Qual é a interferência que o meio ambiente mental da língua opera na constituição do discurso autorreferencial? Os objetivos específicos são: analisar os elementos da ecologia da interação comunicativa; examinar o meio ambiente mental da língua que sustenta a ecologia da interação comunicativa, por meio das categorias interpretativas do imaginário; compreender a estrutura mitologêmica do discurso autorreferencial e desvelar o mito diretivo que rege o discurso autorreferencial do jornal O Popular. A presente pesquisa consiste em um estudo de abordagem qualitativa de caráter descritivo e explicativo. Os métodos utilizados foram a revisão bibliográfica e a pesquisa documental. Com base na multimetodologia prevista pela Ecometodologia, praticou- se a chamada mitocrítica para a investigação do mito diretivo do discurso autorreferencial. O corpus de análise compôs-se por 51 publicações autorreferenciais do jornal O Popular, no ano de 2016. A tese defendida é a de que o discurso mítico não só sustenta a estrutura persuasiva da interação comunicativa desse jornal, como também opera uma grande interferência em relação às motivações e forças biopsicossociais responsáveis por precipitar os sujeitos à interação, promovendo a integração e a comunhão entre ambos. O objeto de estudo da Ecolinguística é a interação comunicativa. Isso porque a Ecolinguística sustenta que a interação comunicativa é a própria língua dinamizada em atos de interação comunicativa (AIC). Esses atos de interação configuram a chamada ecologia da interação comunicativa (EIC), que é o cerne da linguagem. A EIC é composta por sete elementos, cujo desvelamento viabilizou o estudo da construção do discurso autorreferencial do jornal O Popular, a saber: Interlocutores (I − Falante (F) e ouvinte (O), o caso, leitor (Le)), cenário, mensagem, assunto, regras interacionais, regras sistêmicas e comunhão. O ecossistema linguístico, por sua vez, é constituído por três meios ambientes: o natural, o social e o mental. O meio ambiente mental da língua foi estudado por Couto, E. (2012), que defende que o imaginário humano se encontra em seu interior. O imaginário é aqui compreendido como conjunto de imagens e de relações de imagens, que são sustentadas pelos aspectos pulsionais do sujeito e pelas intimações do meio cósmico e social. O mito, por sua vez, é um sistema dinâmico de símbolos, arquétipos e schèmes que compõe o relato. A hipótese é a de que a comunicação e a interação comunicativa têm sua infraestrutura criacional, seu sistema geratriz, submersos nas estruturas antropológicas do imaginário. Logo, esta tese compreende que todo ato de interação comunicativa está enraizado nesse alicerce mítico e que, por isso, merece ser desvelado. Por fim, concluiu-se que a constelação simbólica identificada no discurso autorreferencial do jornal O Popular movimenta, majoritariamente o esquema ascensional e diairético, mas sem deixar de articular o esquema espetacular, ligados à dominante postural. Tal constelação orbita a estrutura heroica do imaginário e aponta para o regime diurno da imagem. Por sua vez, essa simbologia, que estrutura o discurso autorreferencial, atualiza os discursos míticos de Narciso e de Zeus para os tempos atuais: a manifestação autorreferencial deriva de um ímpeto narcísico, mas a edificação discursiva revela o substrato da figura arquetípica de Zeus.
Abstract: This Thesis aims to understand how the self-referential discourse of O Popular is constructed from the interpretation of the Elements of the ecology of communicative interaction and the categories of the Imaginary. The theoretical foundation is based on the assumptions of Ecolinguistics, according to Couto (2016), and the Anthropology of the Imaginary, by Gilbert Durand (2012). The main question that guided the research problem was: What is the interference that the mental environment of language operates in the constitution of self-referential discourse? The specific objectives are: to analyze the ecology elements of communicative interaction; examine the mental environment of the language that underpins the ecology of communicative interaction through the interpretative categories of the Imaginary; understand the mythological structure of self - referential discourse and unveil the directive myth governing the self - referential discourse of the newspaper O Popular. This research is a descriptive and explanatory qualitative approach study. The methods used were the literature review and documentary research. Based on the multimethodology predicted by the Eco methodology, the so-called myth-criticism was practiced to investigate the directive myth of self-referential discourse. The corpus of analysis consisted of 51 self-referential publications of the newspaper O Popular, in 2016. The thesis defended is that the mythical discourse not only sustains the persuasive structure of the communicative interaction of this newspaper but also operates a great interference concerning the motivations and biopsychosocial forces responsible for precipitating the subjects to the interaction, promoting the integration and the communion between both. The object of the study of Ecolinguistics is communicative interaction. This is because Ecolinguistics maintains that communicative interaction is the language itself dynamized in acts of communicative interaction (AIC). These acts of interaction configure the so-called Communicative Interaction Ecology (EIC), which is the core of the language. The AIC is composed of seven elements, whose unveiling enabled the study of the construction of the self-referential discourse of the newspaper O Popular, namely: Interlocutors (I - Speaker (S) and listener (L), the case, reader (Re)), scenario, message, subject, interactional rules, systemic rules, and communion. The linguistic ecosystem, in turn, consists of three environmental environments: the natural, the social and the mental. The mental environment of language, the focus of this study, was studied by E. Couto (2012), who argues that the human imagination is within it. The Imaginary is understood here as a set of images and image relations, which are sustained by the subject's drive aspects and by the intimations of the cosmic and social environment. Myth, in turn, is a dynamic system of symbols, archetype, and schemes that makes up the story. The hypothesis is that communication and communicative interaction have their creative infrastructure, their generating system, submerged in the anthropological structures of the Imaginary. Thus, this Thesis understands that every act of communicative interaction is rooted in this mythical foundation and therefore deserves to be unveiled. Finally, it was concluded that the symbolic constellation identified in the self-referential discourse of the newspaper O Popular moves mainly the ascension and diayretic scheme, but without failing to articulate the spectacular scheme, linked to the postural dominant. Such a constellation orbits the Imaginary Heroic Structure and points to the daytime regime of the image. This symbology, which structures self- referential discourse, in turn, updates Narcissus and Zeus' mythic discourses to present times: self-referential manifestation derives from narcissistic impetus, but discursive edification reveals the substratum of Zeus's archetypal figure.
Palavras-chave: Mito
Ecolinguística
Autorreferencialidade midiática
Ecologia da interação comunicativa
Imaginário
Myth
Ecolinguistics
Media self-referentiality
Communicative interaction ecology
Imaginary
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: CASAROLI, Lutiana. A construção do discurso autorreferencial do jornal O popular: o alicerce mítico na ecologia da interação comunicativa. 2020. 326 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10452
Data de defesa: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras e Linguística (FL)

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