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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lorrayne Caroline dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539551091705777eng
dc.contributor.advisor1Silva, Magno Luiz Medeiros da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8829860934484429eng
dc.contributor.referee1Silva, Magno Luiz Medeiros da-
dc.contributor.referee2Del Bianco, Nélia Rodrigues-
dc.contributor.referee3Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da-
dc.date.accessioned2020-04-03T10:44:53Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationSANTOS, L. C. Publicidade inclusiva: uma análise discursiva da representatividade das pessoas com deficiências sensoriais em anúncios publicitários televisivos. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.eng
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10492-
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga a representatividade das pessoas com deficiência na mídia brasileira, com enfoque no discurso publicitário como um instrumento de inclusão da pessoa com deficiência sensorial, auditiva ou visual, no período de 2016 a 2018. Assim, intensifica-se nessa pesquisa, o olhar sobre a publicidade inclusiva, levando em consideração o papel social dos discursos publicitários. Para tanto, busca-se a análise dos contratos comunicacionais que as marcas estabelecem com os seus demais parceiros de troca. Logo, a pesquisa pretende identificar os sujeitos presentes nos contratos comunicacionais e compreender de que maneira a inclusão social ocorre é e midiatizada no discurso publicitário. Portanto, busca-se analisar a presença de personagens com deficiência visual e auditiva discursivizados em narrativas publicitárias, refletindo o impacto da publicidade na representatividade dos grupos minoritários, e por meio da acessibilidade das mensagens comunicacionais. Neste sentido, utiliza-se a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2006, 2010, 2016) e a proposta metodológica da Promocionalidade de Maria Lília Dias de Castro (2012), que incrementa sob a perspectiva da Semiótica Greimasiana (2012) os estudos acerca da análise dos discursos produzidos pela publicidade. Por fim, conclui-se, que a publicidade inclusiva não é apenas uma tendência, mas uma necessidade da sociedade para incluir as pessoas com deficiência, seja por meio da representatividade midiática ou pela utilização de recursos acessíveis para compreensão dos conteúdos comunicacionais.eng
dc.description.abstractThis research investigates the representativeness of people with disabilities in the Brazilian media, with a focus on advertising discourse as an instrument for the inclusion of people with sensory, hearing or visual disabilities, in the period from 2016 to 2018. Thus, this research intensifies, the look at inclusive advertising, considering the social role of advertising discourses. Therefore, the analysis of the communication contracts that the brands establish with their other exchange partners is sought. Therefore, the research intends to identify the subjects present in the communication contracts and understand how social inclusion occurs and is mediated in advertising discourse. Therefore, we seek to analyze the presence of characters with visual and hearing disabilities discursivized in advertising narratives, reflecting the impact of advertising on the representativeness of minority groups, and through the accessibility of communicational messages. In this sense, the Semiolinguistic Theory of Patrick Charaudeau (2006, 2010, 2016) and the methodological proposal of Promotionality by Maria Lília Dias de Castro (2012) are used, which increases under the perspective of the Greimasiana Semiotics (2012) the studies about the analysis of the speeches produced by advertising. Finally, it is concluded that inclusive advertising is not just a trend, but a need for society to include people with disabilities, either through media representation or using accessible resources to understand communicational contents.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Liliane Ferreira (ljuvencia30@gmail.com) on 2020-04-02T13:44:13Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Lorrayne Caroline dos Santos - 2020.pdf: 3494948 bytes, checksum: 065fad0c97988f0e8e9b1180a98be6b5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)eng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicação (FIC)eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectPublicidade inclusivapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeficiência sensorialpor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectInclusive advertisingeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSensorial disabilityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOeng
dc.titlePublicidade inclusiva: uma análise discursiva da representatividade das pessoas com deficiências sensoriais em anúncios publicitários televisivoseng
dc.title.alternativeInclusive advertising: a discursive analysis of the representativeness of people with sensory disabilities in TV commercialseng
dc.typeDissertaçãoeng
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