Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10557
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estereótipos e a construção identitária da população goianiense: os sentidos produzidos por interagentes do Instagram a partir do humor do Goiânia Mil Grau
Título(s) alternativo(s): Stereotypes and the identity construction of the goianiense population: the senses produced by Instagram users from the humor of Goiânia Mil Grau
Autor: Teles, Diogo Carvalho Gondim
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5329868173854403
Primeiro orientador: Pavan, Ricardo
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1247890099444160
Primeiro membro da banca: Pavan, Ricardo
Segundo membro da banca: Satler, Lara Lima
Terceiro membro da banca: Brignol, Liliane Dutra
Resumo: Essa pesquisa parte da observação do sistema comunicacional estabelecido entre as construções humorísticas de um perfil do Instagram e as identidades de seus seguidores. Busca-se assim investigar os estereótipos da população goianiense explorados pelo Goiânia Mil Grau, grupo de humor da cidade de Goiânia/GO, e os sentidos produzidos por interagentes do perfil que também residem nesse território. Para tanto, analisa-se as representações de uma coletividade imaginada entre diferentes tipos sociais, as matrizes culturais, estratégias humorísticas e interações on-line que se relacionam com o cotidiano sociocultural da cidade. O objetivo é compreender o modo como os estereótipos presentes nas publicações do perfil são apropriados por seus interagentes, em uma possível mediação do processo de construção identitária desta população. O percurso metodológico partiu então duma perspectiva que reúne os polos deste sistema comunicacional, produção/produto/recepção, em coleta de dados nos campos on-line e off-line. Os resultados apontam para a existência de um universo de referenciais em comum entre produtores e interagentes do Goiânia Mil Grau, que nutre sentimentos de pertença à cultura local/regional, demarca semelhanças e diferenciações entre os habitantes de Goiânia e promove experiências de “rir de si mesmo”.
Abstract: This dissertation starts from the observation of the communicational system instituted between the comedic constructions of an Instagram profile and the identities of its followers. Thus, we seek to investigate the stereotypes of the goianiense population explored by Goiânia Mil Grau, a comedy group located in the city of Goiânia/GO, and the meanings produced by interagentes of the profile who also reside in this territory. Therefore, the representations of an imagined collectivity between different social types, cultural heritage, humor strategies and online interactions that relate to the sociocultural daily life of the city are analyzed. The dissertation’s goal is to understand how the stereotypes represented in the profile publications are appropriated by their interagentes, as a possible mediation in the construction process of this population’s identity. The methodological approach started from a perspective that brings together the dimensions of this communicational system, production/product/reception, in data collection in the online and offline fields. The results show the existence of a universe of common references between producers and interagentes from Goiânia Mil Grau, which feed feelings of belonging to the local/regional culture, marks similarities and differentiations among the inhabitants of Goiânia and promotes experiences of “laugh at yourself”.
Palavras-chave: Cultura
Humor
Identidade
Mediações
Rede social
Culture
Humor
Identity
Mediations
Social network
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: TELES, Diogo Carvalho Gondim. Estereótipos e a construção identitária da população goianiense: os sentidos produzidos por interagentes do Instagram a partir do humor do Goiânia Mil Grau. 2020. 56 f. Dissertação (Mestrado de Pós-graduação em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10557
Data de defesa: 25-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Diogo Carvalho Gondim Teles - 2020.pdf2,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons