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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão social na Universidade Federal de Goiás: possibilidades e desafios na relação professor-aluno
Título(s) alternativo(s): Social inclusion at the Federal University of Goiás: possibilities and challenges in the teacher-student relationship
Autor: Barroso, Raiana Vaz
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0821391988050343
Primeiro orientador: Resende, Maria do Rosário Silva
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9438831227539163
Primeiro membro da banca: Resende, Maria do Rosário Silva
Segundo membro da banca: Crochik, José León
Terceiro membro da banca: Mata, Alba Cristhiane Santana da
Quarto membro da banca: Roure, Susie Amâncio Gonçalves de
Quinto membro da banca: Lima, Priscilla Melo Ribeiro de
Resumo: As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras possuem o desafio de fortalecer ações de acesso e permanência, bem como de ofertar ensino público de qualidade a estudantes de origens e condições diversas. Nesse sentido, esta pesquisa colocou em discussão o tema da inclusão social em uma destas IFES da região Centro-Oeste. A partir de um olhar para a relação entre professores e estudantes, levantou-se informações sobre possibilidades e desafios no que se refere à inclusão social de estudantes oriundos de populações historicamente marginalizadas, como as pessoas com deficiência, negros, homossexuais, estudantes em condição de vulnerabilidade social, pessoas com transtornos mentais, entre outros. O referencial teórico desta pesquisa concentrou-se na Teoria Crítica da Sociedade e também se resgatou conceitos da Psicanálise. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, por intermédio de um estudo empírico e exploratório. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com professores universitários e a análise do material resultante da entrevista foi feita com referência na proposta de Minayo (2012). O compêndio da pesquisa aponta a autonomia de consciência e a disponibilidade para a experiência como possibilidade de direcionar a relação professor-aluno à finalidade de corroborar a inclusão social.
Abstract: Brazilian Higher Education Institutions face the challenge of strengthening access and permanence actions, as well as offering quality public education to students of diverse backgrounds and conditions. In this sense, this research discussed the topic of social inclusion in one of these Higher Education Institutions in the Midwest region. From a look at the relationship between teachers and students, information was raised about possibilities and challenges regarding the social inclusion of students from historically marginalized populations, such as people with disabilities, blacks, homosexuals, students in conditions of social vulnerability, people with mental disorders, among others. The theoretical background of this research focused on the Critical Theory of Society and also rescued concepts from Psychoanalysis. We opted for the qualitative methodological approach, through an empirical and exploratory study. The data were obtained through semi-structured interviews with university professors and the analysis of the material resulting from the interview was made with reference to the proposal by Minayo (2012). The compendium of the research points to the autonomy of conscience and the availability for the experience as a possibility of directing the teacher-student relationship towards the purpose of corroborating social inclusion.
Palavras-chave: Inclusão social
Universidade Federal de Goiás
Relação professor-aluno
Social inclusion
Teacher-student relationship
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia (FE)
Citação: BARROSO, R. V. Inclusão social na Universidade Federal de Goiás: possibilidades e desafios na relação professor-aluno. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10582
Data de defesa: 26-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (FE)

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