Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10590
Tipo do documento: Tese
Título: A prática espacial cotidiana na cidade e a prática pedagógica no ensino de Geografia
Título(s) alternativo(s): The daily space practice in the city and the pedagogical practice in the teaching of Geography
Autor: Christan, Patrícia
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0970361648294009
Primeiro orientador: Souza, Vanilton Camilo de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1374656969635983
Primeiro membro da banca: Souza, Vanilton Camilo de
Segundo membro da banca: Cavalcanti, Lana de Souza
Terceiro membro da banca: Barreira, Celene Cunha Monteiro Antunes
Quarto membro da banca: Oliveira, Karla Annyelly Teixeira de
Quinto membro da banca: Romancini, Sônia Regina
Resumo: Esta pesquisa busca analisar as práticas espaciais cotidianas dos professores de Geografia e a sua relação com a prática pedagógica na Educação Básica. E, mais especificamente: compreender as práticas espaciais cotidianas como importante dimensão dos conhecimentos geográficos docentes; descrever a percepção dos professores de Geografia sobre suas práticas espaciais cotidianas na cidade de Cuiabá; caracterizar a prática pedagógica dos professores no ensino de Geografia, enfatizando a abordagem à cidade de Cuiabá; analisar a interface entre as práticas espaciais cotidianas e a prática pedagógica no ensino de Geografia. O percurso metodológico está fundamentado na pesquisa qualitativa, no qual optou-se pela modalidade participante. Para tal, além da pesquisa bibliográfica, a coleta de dados foi realizada por meio dos instrumentos de observação da prática pedagógica; observação da prática pedagógica ao ensinar sobre a cidade de Cuiabá, narrativas das práticas espaciais cotidianas, entrevista coletiva e sequência didática. Para as análises dos dados, utilizou-se como referência a análise de conteúdo e a análise do discurso. Nas práticas espaciais cotidianas incidem os deslocamentos dos sujeitos para a realização da vida humana, apoiadas na articulação espaço-tempo, estabelecendo relações com o habitar na cidade, com o mundo do trabalho e com as atividades da vida privada. Constatou-se que as práticas espaciais cotidianas constituem na dimensão prática/empírica dos conhecimentos geográficos docentes, na medida em que percepção e representação são pares dialéticos na transformação dos conhecimentos práticos/empíricos em conhecimentos geográficos/científicos. Sendo assim, as ponderações desta pesquisa manifestam um esforço de ampliação do entendimento da sabedoria derivada da prática formulada por Shulman (2014). Destacando-se, também, que as práticas espaciais cotidianas se constituem em importantes referências para os encaminhamentos didáticos na prática pedagógica no ensino de Geografia.
Abstract: The aim of this research is to analyse the daily spatial practices of Geography teachers and its relationship with the pedagogical practice in Basic Education. More specifically: to understand the everyday spatial practices as an important dimension of geographical teaching knowledge; to describe the perception of Geography teachers about their daily spatial practices in the city of Cuiabá; to characterise the pedagogical practice of teachers in the teaching of Geography, emphasizing the approach to the city of Cuiabá; to analyse the interface between the daily spatial practices and the pedagogical practice in Geography teaching. The methodological path is based on qualitative research, in which the participant modality was chosen. To this end, in addition to bibliographic research, data collection was performed through instruments of pedagogical practice observation; observation of pedagogical practice when teaching about the city of Cuiabá, narratives of daily spatial practices, collectice interview and didactic sequence. For data analysis, content analysis and discourse analysis were uses as reference. In daily spatial practices, concerns the displacement of the individuals to the realization of human life, based on the space-time articulation, establishing relationships with the dwelling in the city, with the world of work and with the activities of private life. It was found that daily spatial practices constitute the practical/empirical dimension of teaching geographic knowledge insofar as perception and representation are dialectical pairs in the transformation of practical/empirical knowledge into geographic/scientific knowledge. Thus, the weightings of this research show an effort to expand the understanding of wisdom derived from the practice formulated by Shulman (2014). It is also noteworthy that daily spatial practices are important references for didactic referrals in pedagogical practice in the teaching of Geography.
Palavras-chave: Práticas espaciais cotidianas
Prática pedagógica
Conhecimentos docentes
Ensino de Geografia
Cidade de Cuiabá
Daily spatial practices
Pedagogical practice
Teaching knowledge
Geography teaching
Cuiabá city
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia (IESA)
Citação: CHRISTAN, P. A prática espacial cotidiana na cidade e a prática pedagógica no ensino de Geografia. 2020. 202 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10590
Data de defesa: 11-Mar-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Geografia (IESA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Patrícia Christan - 2020.pdf5,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons