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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma sequência didática para o ensino do léxico do português brasileiro em contexto estrangeiro
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence for the teaching of brazilian portuguese to foreign speakers
Autor: Brito, Keitiany Silva
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9175186900510903
Primeiro orientador: Calvão, Vânia Cristina Casseb
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4483153034836149
Primeiro membro da banca: Calvão, Vânia Cristina Casseb
Segundo membro da banca: Silva, Leosmar Aparecido da
Terceiro membro da banca: Silva, Kleber Aparecido da
Resumo: Esta dissertação traz uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Português Brasileiro para falantes estrangeiros, mais especificamente, para alunos italianos em contexto de aprendizagem universitária. A proposta é ensinar o léxico do português brasileiro, com ênfase no dialeto goiano, falado no estado de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil. Para isso selecionamos textos do gênero poema do autor goiano Gilberto Mendonça Teles, que servirão de suporte para o desenvolvimento das nossas aulas. Os textos constam do livro “Os Melhores Poemas”, de 1993. A proposta é constituída de seis aulas, ministradas durante três encontros. As aulas seguem a metodologia de sequência didática com um viés funcionalista, pois parte de textos circulantes no dia-a-dia da sociedade e são exemplos de língua em uso. A noção de sequência didática traz grande contribuição no processo de ensino-aprendizagem, devido as suas características diagnóstica, planejada, avaliativa e progressiva, e também reforça a nova formação do aluno de maneira abrangente, lhe permitindo participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem. O público-alvo da sequência didática são os alunos de português brasileiro de universidades italianas. Os principais autores que embasam a teoria funcionalista nesta pesquisa são: Pezatti (2011), Martelotta (2015), Cunha (2016), Casseb-Galvão e Neves (2017). Os autores que embasam a proposta de sequência didática são: Dolz e Schneuwly (2004), Zabala (1998). Os autores que embasam uma proposta de sequência didática de base funcionalista são: Duarte (2015), Casseb-Galvão (2011; 2015) e Casseb-Galvão e Duarte (2018). Esta dissertação faz parte do trabalho do grupo de pesquisa GEF – Grupo de Estudos Funcionalistas da Universidade Federal de Goiás. E se insere no projeto Rede de estudos da língua portuguesa ao redor do mundo (CNPq: Edital Universal/2014-2017, Processo 460859/2014-5), mais especificamente, no REDE - Itália.
Abstract: This dissertation presents a Didactic Sequence proposal for the teaching of Brazilian Portuguese to foreign speakers, more specifically to Italian students in the context of university learning. The aim is the teaching of Brazilian Portuguese lexical, and emphasizes the goiano dialect, spoken in the state of Goiás, in the Midwest of Brazil. We selected poems from a goiano author, named Gilberto Mendonça Teles, for the development of our classes. The poems were extracted from the book “The Best Poems”, 1993. The proposal consists of 6 classes, taught during three meetings. The classes were developed according the methodology of didactic sequence with a functionalist bias, and it starts from circulating texts in everyday life of society and are examples of language in use. The concept of didactic sequence brings relevant contribution in the teaching-learning process, due to its diagnostic, planned, evaluative and progressive characteristics, and also reinforces the student's new formation in a comprehensive way, allowing him to actively participate in the teaching-learning process. The target audience of the didactic sequence are students of Brazilian Portuguese from Italian universities. The main authors that support the functionalist theory in this research are: Pezatti (2011), Martelotta (2015), Cunha (2016), Casseb-Galvão and Neves (2017). The authors that support the didactic sequence proposal are: Dolz and Schneuwly (2004), Zabala (1998). The authors who support a functionalist-based teaching sequence proposal are: Duarte (2015), Casseb-Galvão (2011; 2015) and Casseb-Galvão and Duarte (2018). This dissertation is part of the work of the research group GEF – Grupo de Estudos Funcionalista of the Universidade Federal de Goiás. It is part of the project Rede de Estudos de Língua Portuguesa ao redor do mundo (CNPq: Edital Universal / 2014-2017, Process 460859 / 2014-5), more specifically, in REDE - Italy.
Palavras-chave: Funcionalismo
Ensino
Sequência didática
Gênero poema
Léxico
Functionalism
Teaching
Didactic sequence
Poem genre
Lexicon
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: BRITO, K. S. Uma sequência didática para o ensino do léxico do português brasileiro em contexto estrangeiro. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10610
Data de defesa: 15-Mai-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

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