Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10642
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Famílias homoparentais com filhos em contexto escolar: conflitos, desafios e possibilidades da educação nesse cenário |
Título(s) alternativo(s): | Homoparental families with children in a school context: conflicts, challenges and possibilities of education in this scenario |
Autor: | Oliveira, Roberdan Ferreira de |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/3127239571229146 |
Primeiro orientador: | Resende, Maria do Rosário Silva |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/9438831227539163 |
Primeiro membro da banca: | Resende, Maria do Rosário Silva |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Analice de Sousa Arruda Vinhal de |
Terceiro membro da banca: | Roure, Susie Amâncio Gonçalves de |
Quarto membro da banca: | Siqueira, Teresa Cristina Barbo |
Resumo: | Nesta dissertação é proposta a discussão sobre a realidade das famílias homoparentais em relação ao contexto escolar de seus filhos, para, assim, refletir sobre as possibilidades e os desafios da educação nesse cenário. Este trabalho tem como fundamentação teórica a Teoria Crítica da Sociedade com reflexões que visam compreender as relações entre a constituição individual e a constituição da sociedade nos contextos familiar e educacional, assim como a relação entre eles pensada a partir de diferentes arranjos familiares como as famílias homoparentais. Foram utilizados autores contemporâneos para discutir temas como famílias homoparentais e homoparentalidade, uma vez que são temas considerados novos e, por isso, discutidos e conceituados em literaturas mais recentes. Foi aplicada metodologia qualitativa de investigação empírica e exploratória. Como instrumento, optou-se por utilizar entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo proposto por Bardin e sistematizada a partir das seguintes categorias: família, preconceito e educação, ou seja, o conceito de família, a experiência em relação ao preconceito e, por fim, os desafios da educação dos filhos. Como resultado é possível apontar a dificuldade das famílias homoafetivas em serem reconhecidas como família “normal”, assim como a existência do preconceito diante das generalizações e a dificuldade da escola em colocar em prática o direito da criança diante da diversidade. |
Abstract: | In this dissertation it is proposed to discuss the reality of homoparental families in relation to their children's school context, in order to reflect on the possibilities and challenges of education in this scenario. This work has as a theoretical foundation the Critical Theory of Society with reflections that aim to understand the relationships between the individual constitution and the constitution of society in the family and educational contexts, as well as the relationship between them thought from different family arrangements such as homoparental families. Contemporary authors were used to discuss topics such as homoparental families and homoparenting, since they are considered new and, therefore, discussed and conceptualized in more recent literature. Qualitative methodology of empirical and exploratory research was applied. As an instrument, we opted to use semi-structured interviews. Data analysis was carried out through content analysis proposed by Bardin and systematized based on the following categories: family, prejudice and education, that is, the concept of family, the experience in relation to prejudice and, finally, the challenges of children's education. As a result, it is possible to point out the difficulty of homo-affective families in being recognized as a “normal” family, as well as the existence of prejudice in the face of generalizations and the school's difficulty in putting into practice the right of the child in the face of diversity. |
Palavras-chave: | Famílias homoafetivas Parentalidade homoafetiva Educação Escola Preconceito Homoaffective families Homoaffective parenting Education School Preconception |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de Educação - FE (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia (FE) |
Citação: | OLIVEIRA, R. F. Famílias homoparentais com filhos em contexto escolar: conflitos, desafios e possibilidades da educação nesse cenário. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10642 |
Data de defesa: | 30-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (FE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Roberdan Ferreira de Oliveira - 2020.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons