Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10672
Tipo do documento: Dissertação
Título: Performance dos digital influencers no Instagram: um estudo sobre identidade e persona
Título(s) alternativo(s): Performance of digital influencers on Instagram: a study on identity and persona
Autor: Andrade, Marcilene Barbosa de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2358844628981321
Primeiro orientador: Santos, Nádia Maria Weber
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3929583037339642
Primeiro coorientador: Oliveira, Rodrigo Cássio
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/0545897116631093
Primeiro membro da banca: Santos, Nádia Maria Weber
Segundo membro da banca: Oliveira, Rodrigo Cássio
Terceiro membro da banca: Moraes, Ana Luíza Coiro
Quarto membro da banca: Faria, Edna Silva
Quinto membro da banca: Satler, Lara Lima
Resumo: Na presente pesquisa, analisa-se como os digital influencers compartilham suas experiências do cotidiano e interagem com seus seguidores mediante a plataforma do Instagram. Nesse sentido, tem-se por objetivo compreender as performances dos influenciadores digitais, a partir dos papéis que representam, a fim de aumentarem o número de seguidores. Para isso, escolheu-se Lalá Noleto e Jan Mendanha como objeto de pesquisa, ambos digitais influencers que se destacam no Instagram. Como embasamento teórico, apoia-se nos estudos de Erving Goffman (2014), Raquel Recuero (2009) e Paula Sibilia (2016) e em algumas dissertações e teses que versam sobre as redes sociais e influenciadores digitais. Neste estudo, discute-se a noção da persona na plataforma do Instagram sob o olhar do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Além disso, busca-se compreender a pertinência da construção da persona por meio da criação dos conteúdos e da interação promovidas pelos influenciadores digitais, que passam a ser fundamentais para consolidação do novo formato de marketing digital. A pesquisa traz uma abordagem de caráter qualitativo. Como procedimento metodológico de coleta de dados, utilizou-se da observação voltada às entrevistas realizadas com dois influenciadores digitais, seleção de imagens e comentários exibidos em suas contas no Instagram.
Abstract: This research analyzes how digital influencers share their daily experiences and interact with their followers through the Instagram platform. The objective of the research is to understand the performances of digital influencers, from the roles they play, in order to increase the number of followers. For this, Lalá Noleto and Jan Mendanha were chosen as the object of research, both digital influencers that stand out on Instagram. As a theoretical basis, this research is supported by the studies of Erving Goffman (2014), Raquel Recuero (2009) and Paula Sibilia (2016) and in some dissertations and theses that deal with social networks and digital influencers. In this study, the notion of the persona is discussed on the Instagram platform under the eyes of the Swiss psychiatrist Carl Gustav Jung. In addition, it seeks to understand the pertinence of the construction of the persona through the creation of content and interaction promoted by digital influencers, which become fundamental for the consolidation of the new digital marketing format. The research also brings a qualitative approach. As a methodological procedure for data collection it was made observations based on interviews conducted with two digital influencers and selection of images and comments displayed on their Instagram accounts.
Palavras-chave: Identidade persona
Performance
Instagram
Digital influencer
Identity persona
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performances Culturais (FCS)
Citação: ANDRADE, M. B. Performance dos digital influencers no Instagram: um estudo sobre identidade e persona. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10672
Data de defesa: 24-Abr-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (FCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marcilene Barbosa de Andrade - 2020.pdf3,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons