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Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência dos traços de personalidade na alfabetização financeira de indivíduos
Autor: Tavares, Verônica Gonçalves
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9422285300012965
Primeiro orientador: Cruz, Alethéia Ferreira da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4696821747588199
Primeiro membro da banca: Cruz, Alethéia Ferreira da
Segundo membro da banca: Pimenta, Daiana Paula
Terceiro membro da banca: Borsatto, Jaluza Maria Lima Silva
Quarto membro da banca: Cunha, Moisés Ferreira da
Quinto membro da banca: Barboza, Flávio Luiz de Moraes
Resumo: A alfabetização financeira consiste em três dimensões e demonstra a capacidade de um cidadão possuir bons comportamentos, conhecimentos e atitudes financeiros com o intuito de promover melhores tomadas de decisões financeiras ao longo da vida e, por consequência, proporcionar bemestar em relação às finanças. No entanto, abordagens psicológicas, como traços de personalidade, que são atribuídos singularmente a cada cidadão, não têm sido consideradas na análise desta capacidade específica da população para verificar como estes traços influenciam na alfabetização financeira. O objetivo deste trabalho é compreender qual a influência dos traços de personalidade na alfabetização financeira de estudantes universitários. Para captação das informações de traços de personalidade, alfabetização financeira e características sociodemográficas, aplicou-se um instrumento de coleta de dados contendo noventa e oito questões a duzentos e trinta e sete estudantes universitários de Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas, da região metropolitana da capital do Estado de Goiás. Para testar as hipóteses da pesquisa, os dados foram submetidos à análise de regressão linear múltipla por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e, para teste de robustez, à análise por meio de regressão logística baseada no Modelo de Equações Estruturais Generalizadas (GSEM logit). Os resultados apontaram que apenas os traços de personalidade estatisticamente significantes, conscienciosidade e intelecto, afetam positivamente o nível de alfabetização financeira da amostra, tanto para MQO, quanto para a regressão logística baseada na GSEM logit. Em suma, quanto mais conscienciosos e intelectuais uma pessoa for, maior o nível de alfabetização financeira percebido ou a probabilidade de perceber. Como contribuição, este trabalho trouxe uma hodierna expectativa dos efeitos da personalidade humana sobre a alfabetização financeira e considerando o método de regressão logística pela GSEM, os resultados apontaram que o modelo conceitual é robusto.
Abstract: Financial literacy consists of three dimensions and demonstrates the ability of a citizen to have good financial behavior, knowledge and attitudes in order to promote better financial decisionmaking throughout life and, consequently, provide well-being in relation to finances. However, psychological approaches, such as personality traits, which are uniquely attributed to each citizen, have not been considered in the analysis of this specific capacity of the population to verify how these traits influence financial literacy. The aim of this paper is to understand the influence of personality traits on the financial literacy of university students. To capture information on personality traits, financial literacy and sociodemographic characteristics, a data collection instrument was applied, containing ninety-eight questions to two hundred and thirty-seven university students from selected Higher Education Institutions (HEIs), in the region metropolitan area of the capital of the State of Goiás. To test the research hypotheses, the data were submitted to multiple linear regression analysis by Ordinary Least Squares (OLS) and, for robustness test, to analysis through logistic regression based on the Generalized Structural Equations (GSEM logit). The results showed that only the statistically significant personality traits, conscientiousness and intellect, positively affect the level of financial literacy in the sample, both for OLS and for the logistic regression based on the GSEM logit. In short, the more aware and intellectual a person is, the greater the level of perceived financial literacy or the likelihood of perceiving. As a contribution, this work brought a modern expectation of the effects of human personality on financial literacy and considering the method of logistic regression by GSEM, the results showed that the conceptual model is robust.
Palavras-chave: Alfabetização financeira
Traços de personalidade
MQO
GSEM logit
Robustez
Financial literacy
Personality traits
Robustness
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (FACE)
Citação: TAVARES, V. G. A influência dos traços de personalidade na alfabetização financeira de indivíduos. 2020. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10715
Data de defesa: 17-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis (FACE)

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