Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10867
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memória e formação de leitores: uma investigação sobre as práticas de leitura nos anos finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Memory and readers development: an investigation on reading practices of the elementary school laster year
Autor: Oliveira, Warlete Cristina de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2463439334104211
Primeiro orientador: Oliveira, Ilse Leone Borges Chaves de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2436302774611112
Primeiro membro da banca: Silva, Célia Sebastiana da
Segundo membro da banca: Paganini, Vera Lúcia Mendes Alves
Terceiro membro da banca: Vieira, Ilma Socorro Gonçalves
Quarto membro da banca: Alves, Maria de Lourdes
Quinto membro da banca: Oliveira, Ilse Leone Borges Chaves de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a formação de leitores por meio das memórias de leitura dos/as alunos/as do 9° ano do Ensino Fundamental – anos finais de uma escola municipal do Noroeste goiano. O foco da investigação são os/as alunos/as e a professora, a trajetória escolar que eles/as percorreram e, obviamente, a história de vida que eles/as têm traçado como leitores do texto literário. Por meio do processo de construção de memória, conclui-se que não é o passado que influencia e altera o presente. É o presente que possibilita a produção do passado. As memórias são produzidas a partir das referências discursivas que constituem o sujeito no momento presente. A problematização das memórias desses/as alunos/as, sujeitos leitores em constituição, viabiliza o entendimento de que a escola, reconhecida como autorizada e encarregada pela promoção da leitura, exerce um papel positivo na formação dos leitores. Para chegar ao resultado final da pesquisa, os/as participantes rememoraram suas práticas de leitura desde o início de sua infância, antes da escolarização e após a entrada para a escola. Assim, as práticas de leitura foram sendo expostas e colhidas por meio de aplicação de questionário, entrevista oral e produção de texto, a respeito das histórias de leituras dos/as participantes. A pesquisa se sustenta teoricamente em Bamberger (1987), Bordini e Aguiar (1993), Bortoni-Ricardo (2008), Bosi (1987), Cosson (2018), Dalla Zen (1997), Geraldi (2015), Guedes-Pinto (2002), Halbwachs (1990), Lajolo (1993), Lajolo e Zilberman (1996), Manguel (1997) e Petit (2010), entre outros. A metodologia utilizada compreendeu duas etapas: a primeira é uma revisão do aporte teórico sobre o processo de formação do leitor e da memória, e a segunda, uma pesquisa-ação com execução de oficinas e rodas de conversa, de modo que os/as alunos/as e a professora produzissem suas memórias de leitura. Nessa etapa, integrou-se a teoria à prática. Além da dissertação, esta pesquisa tem a finalidade de confeccionar um Produto Educacional, um livro, que tem por título “Memórias de leitura: um estudo sobre a formação do leitor do ensino fundamental – anos finais” e apresenta as narrativas de memórias de leitura dos/as alunos/as e da professora, produzidas por eles/as durante a aplicação das oficinas. Para organização das oficinas e construção do produto final, foi utilizada uma sequência didática. Neste livro, além das narrativas dos alunos e da professora, apresenta-se a metodologia por meio da qual foram realizadas as oficinas. Ou seja, o livro tem duas propostas: uma para o público leitor em geral e outra para professores.
Abstract: This research aims to investigate the formation of readers through the reading memories of students from the 9th grade of Elementary School - the latest school year of a municipal school in the northwest of Goiás. The investigation focuses on the roles of the students and the teacher, the school trajectory that they went through, and, obviously, the life story they have traced as readers of the literary text. By the process of memory construction, one reaches the conclusion that it is not the past that influences and alters the present but it is the present that enables the production of the past. Memories are produced from the discursive references that constitute the subject in the present moment. The rising issues concerning the remembrances of these students, subject readers in formation, enables the understanding that the school, recognized as authorized and responsible for the promotion of reading, plays a positive role in the development of readers. To reach the final result of the research, the participants recalled their reading practices from the beginning of their childhood, before schooling, and after entering school. Thus, reading practices were exposed and collected by the means of applying a questionnaire, oral interviews, and text production, concerning the reading stories of the participants. The research is theoretically supported by Bamberger (1987), Bordini and Aguiar (1993), Bortoni-Ricardo (2008), Bosi (1987), Cosson (2018), Dalla Zen (1997), Geraldi (2015), Guedes-Pinto (2002), Halbwachs (1990), Lajolo (1993), Lajolo and Zilberman (1996), Manguel (1997) and Petit (2010), among others. The methodology used comprised two stages: the first one is a review of the theoretical contribution on the process of developing the reader and its’ memory, and the second, an action research with the implementation of workshops and conversation circles, so that students and the teacher produce their reading memories. At this stage, theory integrated into practice. In addition to the dissertation, this research aims to create an Educational Product, a book, whose title is “Reading Memories: a study on reader development of elementary school – latest year” and presents narratives created by the students and the teacher during workshops from their reading memories. A didactic sequence was used for setting up the workshops and the creation of a book which shall be the finished product. Besides the teachers’ and students’ narratives, such book will cover the methodology by which the workshops were held. In other words, the book presents itself with two propositions: one for the general audience and the other targeted for teachers
Palavras-chave: Ensino
Leitura
Literatura
Formação do leitor
Memória
Teaching
Reading
Literature
Reader development
Memory
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: OLIVEIRA, Warlete Cristina de. Memória e formação de leitores: uma investigação sobre as práticas de leitura nos anos finais do ensino fundamental. 2020. 302 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10867
Data de defesa: 11-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Warlete Cristina de Oliveira - 2020.pdf7,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons