Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10932
Tipo do documento: Dissertação
Título: As tecnologias digitais no ensino de Libras/Português escrito na educação básica bilíngue
Título(s) alternativo(s): Digital technologies in the teaching of Libras/Portuguese written in bilingual basic education
Autor: Santos, Genessi Borba Gomes Alves
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2528109193666491
Primeiro orientador: Mesquita, Deise Nanci de Castro
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4043217912376564
Primeiro coorientador: Silva Neta, Segismunda Sampaio da
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/5220376785331309
Primeiro membro da banca: Salles, Ana Paula
Segundo membro da banca: Mesquita, Deise Nanci de Castro
Terceiro membro da banca: Carvalho, Andréa dos Guimarães de
Quarto membro da banca: Silva Neta, Segismunda Sampaio da
Resumo: Esta pesquisa apresenta e discute o processo de criação de um aplicativo digital, no contexto da Educação Básica. A execução deste Produto Educacional se deu em duas etapas: participação no Grupo de Trabalho (GT) Ensino Discursivo de Libras/Português escrito na Educação Básica para Tod@s, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) e o desenvolvimento do software EduLibras. Durante o ano letivo de 2018, o objetivo geral deste grupo foi responder à seguinte questão: Quais são as possibilidades do uso das tecnologias digitais, no ensino de Libras/Português escrito na Educação Básica bilíngue? Dentre os temas e teóricos que fundamentaram o estudo, destacam-se os conceitos de Educação Inclusiva em Mantoan (2015); questões relativas à autonomia e educação bancária em Paulo Freire (2018); leitura e escrita em Smolka (2003); letramento e linguagem em Lodi e Lacerda (2014); Língua de Sinais em Brito (1995) e Carvalho (2014), e as implicações das tecnologias digitais para o ensino em Buckingham (2000), Moran (2003), Jenkins (2009), Fantin e Girardello (2012), entre outros. Os resultados obtidos possibilitaram a identificação de experiências singulares, que trouxeram relevantes sugestões metodológicas para o Aplicativo Bilíngue App Libras/Português escrito, que tem como meta oferecer uma alternativa didática de aprendizagem, que estimula a autonomia e um ensino das duas línguas para estudantes surdos e ouvintes.
Abstract: This research presents and discusses the process of creating a digital application, in the context of Basic Education. The execution of this Educational Product took place in two stages: participation in the Working Group (GT) Libras Discursive Teaching / Portuguese written in Basic Education for @ll, at the Center for Teaching and Research Applied to Education (Cepae / UFG) and the development of the EduLibras software. During the academic year of 2018, the general objective of this group was to answer the following question: What are the possibilities of using digital technologies in the teaching of Libras / Portuguese written in bilingual basic education? Among the themes and theoreticians that supported the study, the concepts of Inclusive Education stand out in Mantoan (2015); issues related to autonomy and bankin concepto f education in Paulo Freire (2018); reading and writing in Smolka (2003); literacy and language in Lodi and Lacerda (2014); Sign Language in Brito (1995) and Carvalho (2014), and the implications of digital technologies for teaching in Buckingham (2000), Moran (2003), Jenkins (2009), Fantin and Girardello (2012), among others. The results obtained enabled the identification of unique experiences, which brought relevant methodological suggestions to the Bilingual App Libras / Written Portuguese Application, which aims to offer a didactic learning alternative, which encourages autonomy and the teaching of both languages for students deaf and hearing.
Palavras-chave: Inclusão
Educação bilíngue
Tecnologia digital
Inclusion
Bilingual education
Digital technology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: SANTOS, G. B. G. A. As tecnologias digitais no ensino de Libras/Português escrito na educação básica bilíngue. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10932
Data de defesa: 4-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Genessi Borba Gomes Alves Santos - 2020.pdf4,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons