Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10932
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As tecnologias digitais no ensino de Libras/Português escrito na educação básica bilíngue |
Título(s) alternativo(s): | Digital technologies in the teaching of Libras/Portuguese written in bilingual basic education |
Autor: | Santos, Genessi Borba Gomes Alves |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/2528109193666491 |
Primeiro orientador: | Mesquita, Deise Nanci de Castro |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/4043217912376564 |
Primeiro coorientador: | Silva Neta, Segismunda Sampaio da |
Currículo Lattes do primeiro coorientador: | http://lattes.cnpq.br/5220376785331309 |
Primeiro membro da banca: | Salles, Ana Paula |
Segundo membro da banca: | Mesquita, Deise Nanci de Castro |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, Andréa dos Guimarães de |
Quarto membro da banca: | Silva Neta, Segismunda Sampaio da |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta e discute o processo de criação de um aplicativo digital, no contexto da Educação Básica. A execução deste Produto Educacional se deu em duas etapas: participação no Grupo de Trabalho (GT) Ensino Discursivo de Libras/Português escrito na Educação Básica para Tod@s, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) e o desenvolvimento do software EduLibras. Durante o ano letivo de 2018, o objetivo geral deste grupo foi responder à seguinte questão: Quais são as possibilidades do uso das tecnologias digitais, no ensino de Libras/Português escrito na Educação Básica bilíngue? Dentre os temas e teóricos que fundamentaram o estudo, destacam-se os conceitos de Educação Inclusiva em Mantoan (2015); questões relativas à autonomia e educação bancária em Paulo Freire (2018); leitura e escrita em Smolka (2003); letramento e linguagem em Lodi e Lacerda (2014); Língua de Sinais em Brito (1995) e Carvalho (2014), e as implicações das tecnologias digitais para o ensino em Buckingham (2000), Moran (2003), Jenkins (2009), Fantin e Girardello (2012), entre outros. Os resultados obtidos possibilitaram a identificação de experiências singulares, que trouxeram relevantes sugestões metodológicas para o Aplicativo Bilíngue App Libras/Português escrito, que tem como meta oferecer uma alternativa didática de aprendizagem, que estimula a autonomia e um ensino das duas línguas para estudantes surdos e ouvintes. |
Abstract: | This research presents and discusses the process of creating a digital application, in the context of Basic Education. The execution of this Educational Product took place in two stages: participation in the Working Group (GT) Libras Discursive Teaching / Portuguese written in Basic Education for @ll, at the Center for Teaching and Research Applied to Education (Cepae / UFG) and the development of the EduLibras software. During the academic year of 2018, the general objective of this group was to answer the following question: What are the possibilities of using digital technologies in the teaching of Libras / Portuguese written in bilingual basic education? Among the themes and theoreticians that supported the study, the concepts of Inclusive Education stand out in Mantoan (2015); issues related to autonomy and bankin concepto f education in Paulo Freire (2018); reading and writing in Smolka (2003); literacy and language in Lodi and Lacerda (2014); Sign Language in Brito (1995) and Carvalho (2014), and the implications of digital technologies for teaching in Buckingham (2000), Moran (2003), Jenkins (2009), Fantin and Girardello (2012), among others. The results obtained enabled the identification of unique experiences, which brought relevant methodological suggestions to the Bilingual App Libras / Written Portuguese Application, which aims to offer a didactic learning alternative, which encourages autonomy and the teaching of both languages for students deaf and hearing. |
Palavras-chave: | Inclusão Educação bilíngue Tecnologia digital Inclusion Bilingual education Digital technology |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE) |
Citação: | SANTOS, G. B. G. A. As tecnologias digitais no ensino de Libras/Português escrito na educação básica bilíngue. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10932 |
Data de defesa: | 4-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Genessi Borba Gomes Alves Santos - 2020.pdf | 4,88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons