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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10945
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Weslania Evangelista de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3541433198374432 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mesquita, Deise Nanci de Castro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4043217912376564 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lima, Clêidna Aparecida | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7507529259541852 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mesquita, Deise Nanci de Castro | - |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Maria Alice de Sousa Carvalho | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Ilse Leone Borges Chaves de | - |
dc.contributor.referee4 | Souza, Aline Gomes | - |
dc.contributor.referee5 | Carvalho, Andréa dos Guimarães de | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-26T11:57:48Z | - |
dc.date.available | 2020-11-26T11:57:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-22 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, W. E. Abordagem sistêmica de ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10945 | - |
dc.description.resumo | Este estudo indaga sobre como a vida narrada reconstitui-se pelo tempo (re)vivido. Pretende-se refletir acerca dos saberes ensinados pela escola, relacionando-os e aproximando-os das vivências dos estudantes a partir do percurso da pesquisa. “Abordagem Sistêmica de Ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental” justifica-se pela necessidade de se buscarem alternativas interativas e significativas que possam contribuir para o processo de letramento de crianças em ambiente escolar. O foco desta investigação é compreender como as narrativas de memória podem potencializar a apreciação de diversas leituras e, assim, contribuir para o processo de aprendizagem dos conteúdos de outras disciplinas escolares. No âmbito da pesquisa qualitativa desenvolve-se um estudo de caso com dezessete estudantes com idades entre dez e doze anos, de uma turma de quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Luiz Bittencourt, em Goianira-GO. O estudo permite destacar que, ao narrarem suas memórias – em diálogo com leituras – estes jovens estabelecem relações significativas e instigantes com a arte da leitura e com suas memórias de vida. Como produto educacional foi produzida uma coletânea de curtasmetragens contendo produções narrativas dos colaboradores. Neste processo busca-se ampliar a leitura de mundo, estimulando sensibilidades e percepções. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo indaga sobre como a vida narrada reconstitui-se pelo tempo (re)vivido. Pretende-se refletir acerca dos saberes ensinados pela escola, relacionando-os e aproximando-os das vivências dos estudantes a partir do percurso da pesquisa. “Abordagem Sistêmica de Ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental” justifica-se pela necessidade de se buscarem alternativas interativas e significativas que possam contribuir para o processo de letramento de crianças em ambiente escolar. O foco desta investigação é compreender como as narrativas de memória podem potencializar a apreciação de diversas leituras e, assim, contribuir para o processo de aprendizagem dos conteúdos de outras disciplinas escolares. No âmbito da pesquisa qualitativa desenvolve-se um estudo de caso com dezessete estudantes com idades entre dez e doze anos, de uma turma de quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Luiz Bittencourt, em Goianira-GO. O estudo permite destacar que, ao narrarem suas memórias – em diálogo com leituras – estes jovens estabelecem relações significativas e instigantes com a arte da leitura e com suas memórias de vida. Como produto educacional foi produzida uma coletânea de curtasmetragens contendo produções narrativas dos colaboradores. Neste processo busca-se ampliar a leitura de mundo, estimulando sensibilidades e percepções. | eng |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFG | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE) | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Abordagem sistêmica | por |
dc.subject | Narrativa de memória | por |
dc.subject | Curtas-metragens | por |
dc.subject | Systemic approach | eng |
dc.subject | Memory narratives | eng |
dc.subject | Short film | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Abordagem sistêmica de ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Systemic teaching approach: narratives of memories and literacy in elementary school | eng |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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