Abordagem sistêmica de ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental
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Data
2020-06-22
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Editor
Universidade Federal de Goiás
Resumo
Este estudo indaga sobre como a vida narrada reconstitui-se pelo tempo (re)vivido. Pretende-se
refletir acerca dos saberes ensinados pela escola, relacionando-os e aproximando-os das vivências
dos estudantes a partir do percurso da pesquisa. “Abordagem Sistêmica de Ensino: narrativas de
memórias e letramento no ensino fundamental” justifica-se pela necessidade de se buscarem
alternativas interativas e significativas que possam contribuir para o processo de letramento de
crianças em ambiente escolar. O foco desta investigação é compreender como as narrativas de
memória podem potencializar a apreciação de diversas leituras e, assim, contribuir para o processo
de aprendizagem dos conteúdos de outras disciplinas escolares. No âmbito da pesquisa qualitativa
desenvolve-se um estudo de caso com dezessete estudantes com idades entre dez e doze anos, de
uma turma de quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Luiz Bittencourt, em
Goianira-GO. O estudo permite destacar que, ao narrarem suas memórias – em diálogo com
leituras – estes jovens estabelecem relações significativas e instigantes com a arte da leitura e com
suas memórias de vida. Como produto educacional foi produzida uma coletânea de curtasmetragens
contendo produções narrativas dos colaboradores. Neste processo busca-se ampliar a
leitura de mundo, estimulando sensibilidades e percepções.
Descrição
Palavras-chave
Citação
JESUS, W. E. Abordagem sistêmica de ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.