Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Weslania Evangelista de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3541433198374432pt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Deise Nanci de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4043217912376564pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Clêidna Aparecida-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7507529259541852pt_BR
dc.contributor.referee1Mesquita, Deise Nanci de Castro-
dc.contributor.referee2Rocha, Maria Alice de Sousa Carvalho-
dc.contributor.referee3Oliveira, Ilse Leone Borges Chaves de-
dc.contributor.referee4Souza, Aline Gomes-
dc.contributor.referee5Carvalho, Andréa dos Guimarães de-
dc.date.accessioned2020-11-26T11:57:48Z-
dc.date.available2020-11-26T11:57:48Z-
dc.date.issued2020-06-22-
dc.identifier.citationJESUS, W. E. Abordagem sistêmica de ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10945-
dc.description.resumoEste estudo indaga sobre como a vida narrada reconstitui-se pelo tempo (re)vivido. Pretende-se refletir acerca dos saberes ensinados pela escola, relacionando-os e aproximando-os das vivências dos estudantes a partir do percurso da pesquisa. “Abordagem Sistêmica de Ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental” justifica-se pela necessidade de se buscarem alternativas interativas e significativas que possam contribuir para o processo de letramento de crianças em ambiente escolar. O foco desta investigação é compreender como as narrativas de memória podem potencializar a apreciação de diversas leituras e, assim, contribuir para o processo de aprendizagem dos conteúdos de outras disciplinas escolares. No âmbito da pesquisa qualitativa desenvolve-se um estudo de caso com dezessete estudantes com idades entre dez e doze anos, de uma turma de quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Luiz Bittencourt, em Goianira-GO. O estudo permite destacar que, ao narrarem suas memórias – em diálogo com leituras – estes jovens estabelecem relações significativas e instigantes com a arte da leitura e com suas memórias de vida. Como produto educacional foi produzida uma coletânea de curtasmetragens contendo produções narrativas dos colaboradores. Neste processo busca-se ampliar a leitura de mundo, estimulando sensibilidades e percepções.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo indaga sobre como a vida narrada reconstitui-se pelo tempo (re)vivido. Pretende-se refletir acerca dos saberes ensinados pela escola, relacionando-os e aproximando-os das vivências dos estudantes a partir do percurso da pesquisa. “Abordagem Sistêmica de Ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental” justifica-se pela necessidade de se buscarem alternativas interativas e significativas que possam contribuir para o processo de letramento de crianças em ambiente escolar. O foco desta investigação é compreender como as narrativas de memória podem potencializar a apreciação de diversas leituras e, assim, contribuir para o processo de aprendizagem dos conteúdos de outras disciplinas escolares. No âmbito da pesquisa qualitativa desenvolve-se um estudo de caso com dezessete estudantes com idades entre dez e doze anos, de uma turma de quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Luiz Bittencourt, em Goianira-GO. O estudo permite destacar que, ao narrarem suas memórias – em diálogo com leituras – estes jovens estabelecem relações significativas e instigantes com a arte da leitura e com suas memórias de vida. Como produto educacional foi produzida uma coletânea de curtasmetragens contendo produções narrativas dos colaboradores. Neste processo busca-se ampliar a leitura de mundo, estimulando sensibilidades e percepções.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Moreira (francielemoreyra@gmail.com) on 2020-11-26T03:21:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 (MD5) Dissertação - Weslania Evangelista de Jesus - 2020.pdf: 3062030 bytes, checksum: 32622c3eeca730d17d63e28fdef75cf3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2020-11-26T11:57:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 (MD5) Dissertação - Weslania Evangelista de Jesus - 2020.pdf: 3062030 bytes, checksum: 32622c3eeca730d17d63e28fdef75cf3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-26T11:57:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 (MD5) Dissertação - Weslania Evangelista de Jesus - 2020.pdf: 3062030 bytes, checksum: 32622c3eeca730d17d63e28fdef75cf3 (MD5) Previous issue date: 2020-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAbordagem sistêmicapor
dc.subjectNarrativa de memóriapor
dc.subjectCurtas-metragenspor
dc.subjectSystemic approacheng
dc.subjectMemory narrativeseng
dc.subjectShort filmeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAbordagem sistêmica de ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSystemic teaching approach: narratives of memories and literacy in elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Weslania Evangelista de Jesus - 2020.pdf2,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons