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Tipo do documento: Dissertação
Título: O PNAIC em escolas e CMEIs da rede municipal de ensino de Goiânia: um estudo sobre sua concepção, implementação e indicadores de avaliação
Título(s) alternativo(s): The PNAIC in schools and CMEIs of the municipal structure of teaching in Goiania: a study about its conception, implementation and evaluation resources
Autor: Tavares, Beatriz Silva
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3160338766590797
Primeiro orientador: Oliveira, João Ferreira de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9753142663168623
Primeiro membro da banca: Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
Segundo membro da banca: Assis, Lúcia Maria de
Terceiro membro da banca: Oliveira, João Ferreira de
Resumo: A presente pesquisa, intitulada “O PNAIC em escolas e CMEIs da rede municipal de ensino de Goiânia: um estudo sobre sua concepção, implementação e indicadores de avaliação”, vincula-se a linha Estado, Políticas e História da Educação do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). A pesquisa surgiu, inicialmente, da necessidade de entender como uma política pública voltada para a alfabetização de crianças no Ensino Fundamental (6 a 14 anos) acabou abrangendo a etapa da pré-escola (4 - 5 anos). Ao longo da pesquisa verificou-se, também, como o PNAIC tornou-se abrangente e vinculado à avaliação externa. Buscamos, assim, compreender o PNAIC como política pública em sua amplitude, desde a sua concepção até à sua articulação com a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). A alfabetização de crianças tem se constituído num grande desafio para a educação brasileira, sobretudo a partir do estabelecimento da obrigatoriedade escolar de 4 (quatro) a 17 anos, conforme Emenda Constitucional n.59/2009. Mas, existe uma idade certa para uma criança estar alfabetizada? O governo federal disse que sim ao criar, em 2012, o PNAIC. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o PNAIC, considerando sua concepção, implementação e resultados no processo de alfabetização de crianças na faixa etária de 6 (seis) a 8 (oito) anos, considerando os índices da ANA, especialmente em instituições educativas do município de Goiânia/Go. Optamos por realizar um estudo de caso em instituições educativas de uma amostra do município de Goiânia, mediante pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevista semiestruturadas com agentes que participaram de momentos diversos do processo formativo do PNAIC. Participaram da pesquisa 8 (oito) agentes envolvidos com o PNAIC no município de Goiânia. O PNAIC aconteceu no município de Goiânia entre os anos de 2013 a 2018. As formações dos professores aconteceram inicialmente em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, posteriormente, com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os resultados da investigação demonstram que a política pública do PNAIC configurou um formato de política pública que envolveu diferentes aspectos do processo de ensino-aprendizagem na alfabetização, tais como: formação de professores, materiais didático-pedagógicos, gestão e avaliação. Os índices da ANA no município de Goiânia não apresentaram mudanças significativas entre a primeira e a última avaliação realizada no período analisado. Apesar de facultar uma formação específica e de ampliar a discussão sobre o processo de alfabetização, em 6 (seis) anos de funcionamento, o PNAIC sofreu alterações que foram reduzindo sua importância, não se materializando como uma política pública de estado, mas, sim, como uma política de governo.
Abstract: The present research, titled ``The PNAIC in schools and CMEIs of the municipal structure of teaching in Goiania: a study about its conception, implementation and evaluation resources’’, is related to State, Policies and Story of Education of FE/UFG’s Post Degree Program. The research came, initially, from the necessity to understand how a public policy focused on the literacy of children in the elementary school (6 to 14 years) ended embracing the preschool phase (4-5 years). During the research it was found, as well, how the PNAIC has become omnibus and related to external evaluation. We look to understand the PNAIC as public policy in its amplitude, since its conception until its articulation as the National Literacy Evaluation (Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA). The literacy of children represents a big challenge to the Brazilian education, specially from the establishment of scholar obligatoriness from 4 to 17 years, as per the Constitutional Law n.59/2009. But, is there a right age to a child to be literate? The federal government says yes when created, in 2012, the PNAIC. In this context, the objective of this research was to analyse the PNAIC, considering its conception, implementation, and results in the literacy process of children from 6 to 8 years, considering the indication of ANA, especially in educational institutions in Goiania/GO. We opted to perform a study of case in educational institutions in a district in Goiania, upon bibliographic and documental research, and performing semi-structured interviews with agents that participated in different moments in the formative process of PNAIC. Eight (8) agents involved with the PNAIC in Goiania participated in the research. The PNAIC took place in Goiania between the years of 2013 and 2018. The formation of the teachers happened at first in partnership with UFG and, later, with UEG. The results of the investigation shows that the public policy of the PNAIC configured a format of public policy that evolved different aspects of the process teaching-learning in the literacy, such as: teachers’ formation, pedagogical material, management, and evaluation. The ANA rating in Goiania did not represent significant changes between its first and last evaluation, that took place on the analysed period. Although allowing a specific formation and expanding the discussion about the literacy process, in 6 years of operation, the PNAIC suffered changes that reduced its relevance, not materializing as a public policy of state, but as a government politic.
Palavras-chave: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Alfabetização
Política pública de alfabetização
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)
National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC)
Literacy
Public literacy policy
National Literacy Assessment (ANA)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: TAVARES, Beatriz S. O PNAIC em escolas e CMEIs da rede municipal de ensino de Goiânia: um estudo sobre sua concepção, implementação e indicadores de avaliação. 2020. 154 f.Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10956
Data de defesa: 21-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

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