Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10967
Tipo do documento: Dissertação
Título: Grupos com crianças autistas em CAPSi’s: contribuições psicanalíticas
Título(s) alternativo(s): Groups with autistic children in CAPSi’s: psychoanalytic contributions
Autor: Hoepers, Gianne Christine
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6822525024429065
Primeiro orientador: Lima, Priscilla Melo Ribeiro de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5233347099900059
Primeiro membro da banca: Lima, Priscilla Melo Ribeiro de
Segundo membro da banca: Roure, Susie Amâncio de
Terceiro membro da banca: Carneiro, Thais Renata
Quarto membro da banca: Marques, Rodrigo Vieira
Resumo: A presente pesquisa discute sobre as possibilidades e desafios da proposição de grupos com crianças autistas em CAPSi’s. Realizamos levantamento bibliográfico do tema na Psicanálise e propusemos uma pesquisa-intervenção que se caracterizou por observações de 16 sessões grupais em um CAPSi no interior de Goiás e entrevistas narrativas com as mães das crianças participantes da pesquisa. Ao longo do trabalho discutimos sobre a evolução do conceito de autismo na Psicanálise e as alterações na teoria e técnica frente a esta especificidade psicopatológica; sobre o processo de formação dos grupos; os pressupostos teóricos grupais cunhados por René Kaës e a possibilidade de grupos com objetos mediadores; sobre o funcionamento do CAPSi e a política de atenção psicossocial infanto-juvenil. Ao final, foi realizada triangulação dos dados e levantadas perspectivas de análise acerca da realidade grupal e dos grupos com objetos mediadores com crianças autistas. Compreendemos que esta especificidade de atuação ainda é incipiente, necessitando de mais estudos. No entanto, enxergamos potencialidades na proposta de intervenção grupal para trabalhar diversas demandas como dificuldades na capacidade associativa, na percepção de si e do outro, na interação, entre outras que comumente estão presentes nos quadros de autismo. Em nossa pesquisa, os resultados apontam que houve evolução positiva em todas as crianças participantes.
Abstract: This research discusses the possibilities and challenges of proposing groups with autistic children in CAPSi’s. We carried out a bibliographic survey of the theme in Psychoanalysis and proposed an intervention research that was characterized by observations from 16 group sessions in a CAPSi in the interior of Goiás and narrative interviews with the mothers of the children participating in the research. Throughout the work, we discussed the evolution of the concept of autism in Psychoanalysis and changes in theory and technique in the face of this psychopathological specificity; on the group formation process; the theoretical group assumptions coined by René Kaës and the possibility of groups with mediating objects; on the functioning of CAPSi and the psychosocial care policy for children and adolescents. At the end, triangulation of the data was carried out and perspectives of analysis were raised about the group reality and the groups with mediating objects with autistic children. We understand that this specificity of action is still incipient, requiring further studies. However, we see potentialities in the group intervention proposal to work on several demands such as difficulties in associative capacity, in the perception of oneself and the other, in interaction, among others that are commonly present in autism. In our research, the results indicate that there was a positive evolution in all participating children.
Palavras-chave: Psicanálise
Grupos
Crianças
Autismo
Psychoanalysis
Groups
Children
Autism
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia (FE)
Citação: HOEPERS, G. C. Grupos com crianças autistas em CAPSi’s: contribuições psicanalíticas. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10967
Data de defesa: 31-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (FE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Gianne Christine Hoepers - 2020.pdf1,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons