Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10992
Tipo do documento: Dissertação
Título: O best-seller em circulação na escola: um estudo sobre concepções de literatura e experiências de leitura
Título(s) alternativo(s): The bestseller in circulation at school: a study on concepts of literature and reading experiences
Autor: Oliveira, Iara de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2651243925621543
Primeiro orientador: Cruvinel, Larissa Warzocha Fernandes
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5139437648019389
Primeiro membro da banca: Cruvinel, Larissa Warzocha Fernandes
Segundo membro da banca: Carrijo, Silvana Augusta Barbosa
Terceiro membro da banca: Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias
Resumo: Este trabalho investiga a recepção da obra Mau começo (1999), de Lemony Snicket, lançada no mercado com a denominação de best-seller juvenil. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo em duas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental II, de duas escolas públicas de Goiânia, uma federal e uma municipal. A pesquisa teve, portanto, o intuito de compreender o modo como jovens leitores em contexto escolar reagem à leitura de um best-seller, bem como a aceitação desse gênero na escola. Nesse sentido, a leitura de Mau começo foi proposta aos jovens participantes, como também foi investigada a postura de professores, bibliotecários e coordenadores de ambas as instituições quanto à literatura, que para eles, deve ser lida na escola. Como fundamentação teórica, crítica e reflexiva foram convocados os estudos de Theodor Adorno (1985), Umberto Eco (1989, 2003, 2011), José Paulo Paes (1990), Sílvia Borelli (1996), Regina Zilberman (1987, 2019), entre outros.
Abstract: This work investigates the reception of The bad beginning (1999), by Lemony Snicket's, launched on the market under the name of youthful best-seller. For this, a field research was carried out in two classes of 8th grade of Elementary School II, from two public schools in Goiânia, one federal and one municipal. The research was, therefore, intended to understand how young readers in the school context react to reading a best-seller, as well as the acceptance of this genre in school. In this sense, the reading of The bad beginning was proposed to the young participants, as well as the attitude of teachers, librarians and coordinators of both institutions regarding literature, which, for them, should be read at school. Theodor Adorno (1985), Umberto Eco (1989, 2003, 2011), José Paulo Paes (1990), Sílvia Borelli (1996), Regina Zilberman (1987, 2019), among others, were invited as theoretical, critical and reflective foundations.
Palavras-chave: Literatura juvenil
Best-seller
Mau começo
Leitura
Recepção
Formação de leitores
Youth literature
Best-seller
Bad beginning
Reading
Reception
Training of readers
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: OLIVEIRA, Iara de. O best-seller em circulação na escola: um estudo sobre concepções de literatura e experiências de leitura. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10992
Data de defesa: 23-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Iara de Oliveira - 2020.pdf1,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons