Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11005
Tipo do documento: Dissertação
Título: Projetos de extensão em cultura corporal no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG: da participação à formação humana crítica
Título(s) alternativo(s): Extension projects in body culture at the teaching and research applied to Education Center at UFG: from participation to critical human formation
Autor: Carvalho, Cleydon Araújo de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0720996734611599
Primeiro orientador: Silva, Alcir Horácio da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2857038940673415
Primeiro membro da banca: Silva, Alcir Horácio da
Segundo membro da banca: Pimentel, Fernanda Cruvinel
Terceiro membro da banca: Vilarinho Neto, Sissília
Quarto membro da banca: Rodrigues, Anegleyce Teodoro
Quinto membro da banca: Oliveira, Valléria Araújo de
Resumo: Este trabalho tem por objeto, projetos de extensão no campo da cultura corporal do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE. A prática pedagógica na disciplina de educação física, nesta unidade educacional, constitui a cultura corporal como saber escolar, sendo este conhecimento estruturado e oferecido nas ações extensionistas. Neste contexto buscou-se como objetivo investigar os fatores que contribuem na participação e formação dos alunos da segunda fase do ensino fundamental em tais ações. Diante das análises é possível indicar, que a oferta de projetos de extensão contribui no acesso e no processo de formação humana, consoante à proposta do Projeto Político Pedagógico - PPP da unidade. A pesquisa bibliográfica estabelece uma revisão do histórico da extensão universitária, os princípios e concepção da extensão na Universidade Federal de Goiás - UFG, bem como sua prerrogativa no CEPAE. A articulação dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural e na concepção Crítico-Superadora, foram as bases para elaboração do produto educacional, desenvolvido como Caderno Pedagógico de Futsal direcionado ao aluno. Aos alunos da segunda fase do ensino fundamental foi aplicado questionário com 23 questões fechadas e 2 questões abertas. Os resultados apontam o tema da cultura corporal na manifestação do esporte e, especificamente no futsal. A metodologia infere como possibilidade de intervenção pedagógica, objetivada em material didático com intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da cultura corporal. A participação dos alunos nos projetos passa, concretamente, pela permanência ou retorno no contraturno escolar. Foram identificadas certas condições limitadoras, entretanto, executar ações de extensão, proporciona a apropriação de conhecimentos historicamente constituídos. A relação dialética entre conteúdo-destinatário-forma, indicam viabilidade de organização e sistematização dos elementos da cultura corporal para o enriquecimento do universo simbólico dos participantes, contribuindo para um desenvolvimento consciente, emancipador e crítico-reflexivo da realidade social.
Abstract: This work has as its object, extension projects in the field of body culture from the Teaching and Research Applied to Education Center - CEPAE. The pedagogical practice in the discipline of physical education, in this educational unit, constitutes body culture as school knowledge, this knowledge being structured and offered in extension actions. In this context, the objective was to investigate the factors that contribute to the participation and training of students in the second phase of fundamental education in such actions. In view of the analyzes, it is possible to indicate that the offer of extension projects contributes to the access and the process of human formation, according to the proposal of the Pedagogical Political Project - PPP of the unit. The bibliographic research establishes a review of the history of university extension, the principles and conception of extension at the Federal University of Goiás - UFG, as well as its prerogative at CEPAE. The articulation of the foundations of Historical-Critical Pedagogy, Historical-Cultural Psychology and in the Critical-Overcoming conception, were the bases for the elaboration of the educational product, developed as a Futsal Pedagogical Notebook directed to the student. A second questionnaire with 23 closed questions and 2 open questions was applied to students in the second phase of fundamental education. The results point to the theme of body culture in the manifestation of sport and, specifically, in futsal. The methodology infers as a possibility of pedagogical intervention, aimed at didactic material in order to assist in the teaching-learning process of body culture. The participation of students in the projects involves, concretely, the permanence or return in the school day. Certain limiting conditions were identified, however, carrying out extension actions, provides for the appropriation of historically constituted knowledge. The dialectical relationship between content-recipient-form, indicate the feasibility of organizing and systematizing the elements of body culture to enrich the symbolic universe of the participants, contributing to a conscious, emancipatory and critical-reflexive development of social reality.
Palavras-chave: Extensão universitária
Educação Física
Cultura corporal
Esporte
University extension
Physical education
Body culture
Sport
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: CARVALHO, C. A. Projetos de extensão em cultura corporal no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG: da participação à formação humana crítica. 2020. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11005
Data de defesa: 20-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Cleydon Araujo de Carvalho - 2020.pdf3,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons