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Tipo do documento: Tese
Título: Ecossonâncias: o protagonismo da mulher no tambor de crioula
Título(s) alternativo(s): Ecossonâncias: the protagonism of women in the crioula drum
Autor: Monteles, Nayara Joyse Silva
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5682268854358613
Primeiro orientador: Silva, Renata de Lima
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9684039080990993
Primeiro coorientador: Abreu , Carla Luzia de
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/1430560976125427
Primeiro membro da banca: Silva, Renata de Lima
Segundo membro da banca: Santinho, Gabriela Di Donato Salvador
Terceiro membro da banca: Guimarães, Leda Maria de Barros
Quarto membro da banca: Ribeiro, Tania Cristina Costa
Quinto membro da banca: Hartmann, Luciana
Resumo: Neste estudo, sistematizado em uma tese, teve-se por objetivo discutir sobre tambor de crioula e a performance da coreira em rodas voltadas para São Benedito que acontecem nas cidades de São Luís e Alcântara no estado do Maranhão. A pesquisa de campo foi realizada no período de 2017 a 2019 nas cidades mencionadas. Observou-se que o tambor de crioula é uma performance cultural, considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – (IPHAN). O enfoque principal são os chamados tambores de promessa, vinculados com a religiosidade do catolicismo negro e realizados como modo de agradecimento e devoção, sobretudo, a São Benedito. As discussões propostas neste material envolvem as noções tambor de crioula, memória, oralidade, narrativa oral, cultura popular, catolicismo popular e a centralidade das mulheres no tambor. Como abordagem metodológica usou-se como base a narrativa oral por buscar entender o tambor e a performance da coreira a partir da perspectiva das mulheres/coreiras e a poetnografia que é utilizada como uma porta de acesso ao processo criativo que é derivado dos atravessamentos do campo e da história de vida da pesquisadora. Da imersão em campo, a partir da Poetnografia, derivam-se as produções visuais denominadas ecossonâncias visuais.
Abstract: In this study, systematized as a thesis, the objective was to discuss about creole drum and the performance of the coreira on circle dances associated with St. Benedict, the Moor, that take place in the cities of São Luís and Alcântara in the state of Maranhão, Brazil. The field research was carried out in the period from 2017 to 2019 in the mentioned cities. It was observed that the creole drum is a cultural performance, considered as Intangible Cultural Heritage of Humanity since 2007 by the National Historical and Artistic Heritage Institute - (IPHAN). The focus is on the drums of promise, linked to the religiosity of black Catholicism and performed as a way of thankfulness and devotion, above all, to St. Benedict, the Moor. The discussions proposed in this material involve the notions of Creole drum, memory, orality, oral narrative, popular culture, popular Catholicism and the centrality of women in the creole drum. As a methodological approach, the basis used was the oral narrative for trying to understand the drum and the performance of the coreira from the perspective of women / coreiras and the poetnography which is used as a gateway to the creative process that is derived from the junction of the field research and the researcher’s life story. From the immersion in the field, by means of Poetnography, the visual productions called visual ecossonances are derived.
Palavras-chave: Tambor de crioula
Performances culturais
Coreira
São Benedito
Creola drum
Cultural perfomance
Coreira
Saint Benedict
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performances Culturais (FCS)
Citação: MONTELES, N. J. S. Ecossonâncias: o protagonismo da mulher no tambor de crioula. 2020. 214 f. Tese (Doutorado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11081
Data de defesa: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Performances Culturais (FCS)

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